Depois da aprovação pelo Parlamento da China, na semana passada, o novo Plano Quinquenal de desenvolvimento socioeconômico do país está agora em andamento. Este documento detalha as políticas e objetivos que irão marcar o desempenho da nação asiática nos próximos cinco anos e seu papel cada vez mais importante na economia global.
O 14º Plano Quinquenal da China, que está previsto para cobrir o período de 2021 a 2025, foi aprovado no último dia 11 de março pelo Congresso Nacional do Povo (CNP), a legislatura da China que conta com mais de 2 mil membros, na sua maioria do Partido Comunista, após uma sessão de seis dias.
Com a presença do presidente chinês, Xi Jinping, do primeiro-ministro, Li Keqiang, e outros líderes, o CNP aprovou o plano que contém 60 propostas para acelerar o desenvolvimento do país, e que já tinha sido aprovado pelo Partido Comunista da China no ano passado.
:: Leia mais: O que significa o 14º Plano Quinquenal da China? ::
Em um contexto nacional e internacional cada vez mais complexo, especialistas enfatizam que se trata de um projeto focado em transformar o velho modelo de crescimento para um caminho mais sustentável.
"A China, pela primeira vez e ao contrário de outros planos, não define sua meta de crescimento do Produto Interno Bruto de uma forma específica, mas define um intervalo, uma linha, e esta meta será definida anualmente, dependendo das condições específicas de cada ano", analisou Aymara Gerdel, diretora do Centro Venezuelano de Estudos sobre a China.
Confira a reportagem completa da correspondente da teleSUR em Pequim, Iramsy Peraza.
Edição: Vivian Fernandes