Ásia

Tecnologias no mundo pós-pandêmico é tema de cúpula de telecomunicações na China

O encontro reuniu de forma virtual e presencial, em Shenzhen, especialistas chineses e de outras nações

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Eric Xu, presidente rotativo da Huawei, na 18ª Cúpula Global de Analistas da Huawei em Shenzhen, China, em 12 de abril de 2021 - Courtesy of Huawei

Focada em analisar o progresso e os desafios do setor de telecomunicações e avançar na construção de um mundo inteligente e interconectado. Estes são os objetivos de uma cúpula global de analistas da indústria de telecomunicações, que começou nessa segunda-feira (12), na cidade de Shenzhen, no sul da China.

Na edição de 2021 do encontro, formas de tornar a indústria de telecomunicações resiliente, além de impulsionar um mundo cada vez mais interconectado e funcional através de tecnologias inteligentes foram os focos principais. A reunião promoveu o intercâmbio entre especialistas da indústria chinesa e de outras nações.

:: Leia também: Leilão do 5G no Brasil sem veto à Huawei expõe fracasso da narrativa anti-China ::

"Nas próximas décadas, os desafios enfrentados pela indústria de telecomunicações são diversos e vão desde o envelhecimento da população até o consumo de energia. Projetamos perspectivas para o mundo inteligente de 2030, com o objetivo de enfrentar os desafios tecnológicos relacionados ao aumento da conectividade, aplicações diárias da rede 5G e inovação para reduzir o consumo de energia e cumprir as metas de baixa emissão de carbono", afirmou William Xu, presidente do instituto de estratégias da Huawei, empresa que promoveu o encontro.

Além dos desafios tecnológicos, a reunião também discutiu a turbulência geopolítica enfrentada pelo setor de telecomunicações, em especial as sanções dos Estados Unidos contra várias empresas líderes do setor na China.

"Temos a tarefa de buscar a resiliência comercial, fortalecendo nossas capacidades de software próprio para evitar golpes como os causados pelas sanções estadunidenses. As sanções dos EUA contra a Huawei não só afetaram nossa empresa, como também prejudicaram as cadeias de abastecimento em nível internacional, e a indústria deve trabalhar para restaurar a confiança nesse sentido e avançar na transformação digital", disse Eric Xu, presidente rotativo da Huawei.

Confira a matéria completa da enviada especial da teleSUR a Shenzhen, China, Iramsy Peraza.

Edição: Vivian Fernandes