Guerra na Ucrânia

Queda de helicóptero na Ucrânia deixa 14 mortos; Ministro do Interior é uma das vítimas

Ucrânia trabalha com três versões para as causas da tragédia e não descarta "destruição intencional"

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Bombeiros trabalham no local da queda do helicóptero com dirigentes ucranianos em Kiev - Sergei Supinsky / AFP

A queda de um helicóptero nos arredores da região de Kiev, na Ucrânia, nesta quarta-feira (18) deixou pelo menos 14 pessoas mortas, entre elas o ministro do Interior do país, Denis Monastyrsky. Ainda não estão claras as causas da tragédia. As investigações ucranianas trabalham com três versões: Violação das regras de voo, mau funcionamento técnico do helicóptero ou ações intencionais para destruir a aeronave.

A queda do helicóptero aconteceu em um jardim de infância, o que causou a morte de três crianças. Outras 12 crianças ficaram feridas. Segundo a polícia ucraniana, todas as dez pessoas a bordo do helicóptero morreram. 

De acordo com o chefe da Polícia Nacional da Ucrânia, Igor Klymenko, também estavam no helicóptero o primeiro vice-ministro do Interior, Yevgeny Yenin, e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yuri Lubkovich. A alta cúpula da pasta, que responde pelas Forças Armadas da Ucrânia, estava em uma viagem de trabalho para um dos pontos quentes do conflito com a Rússia. 


Parte de um helicóptero que caiu perto de um jardim de infância é removido em Brovary, nos arredores da capital Kiev, em 18 de janeiro de 2023, em 18 de janeiro de 2023. / Sergei Supinsky / AFP

A investigação ucraniana está considerando três versões para queda do helicóptero: violação das regras de voo, um mau funcionamento técnico do helicóptero ou ações deliberadas para destruir o veículo, informou o Serviço de Segurança da Ucrânia.

"A investigação está trabalhando em todas as versões possíveis atualmente disponíveis", disse Vadym Denisenko, assessor do Ministro do Interior da Ucrânia.

A publicação ucraniana do Tribuna-Brovary informou que o helicóptero caiu durante um nevoeiro: presumivelmente, o piloto não teria visto um prédio alto, começou a subir e perdeu o controle. Uma das testemunhas oculares, citada pela mídia ucraniana, declarou que antes da queda, o helicóptero fez três voltas sobre um supermercado na região. "Começou a descer bruscamente, bateu, pegou fogo e pronto", disse a testemunha. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou condolências às famílias e amigos de todos os que morreram na queda do helicóptero na cidade Brovary, nos arredores de Kiev. 

Edição: Thales Schmidt