O Ministério da Defesa russo declarou nesta sexta-feira (13) que assumiu o total controle da cidade de Soledar, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia. A região tem sido palco de intensos combates entre as forças russas e ucranianas nas últimas semanas. As Forças Armadas da Ucrânia, no entanto, alegam que as declarações russas são falsas e dizem que a luta por Soledar continua.
O representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, afirmou que a "libertação" de Soledar foi concluída na noite da última quinta-feira (12). Segundo ele, isso permitirá cortar as rotas de abastecimento das tropas ucranianas em Bakhmut, "e depois bloquear e cercar as unidades das Forças Armadas da Ucrânia que permanecerem lá".
:: Lula conversa com Putin e destaca "busca de um mundo sem fome e com paz" ::
Por outro lado, a Ucrânia ainda nega que Soledar esteja nas mãos da Rússia, mas reconhece o fato de uma intensa ofensiva do exército russo.
"A luta está acontecendo na própria cidade, a informação de que as forças ucranianas deixaram Soledar não é verdadeira, há combates", disse Serhiy Cherevaty, porta-voz do agrupamento do leste das Forças Armadas da Ucrânia.
Até agora, a inteligência ocidental também não confirmou o fato de que Soledar foi tomada pelas forças russas, mas o Instituto Americano para o Estudos da Guerra (ISW) em seu último relatório admite que isso pode ser verdade.
"[As] forças russas controlam a maior parte, se não todas, de Soledar e parecem ter conseguido expulsar as forças ucranianas da periferia oeste da cidade", diz o relatório.
Edição: Arturo Hartmann