Flexibilização

No Rio, Parque Nacional da Tijuca, Jardim Botânico e Parque Lage reabrem parcialmente

Os locais estabeleceram medidas restritivas, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social obrigatórios

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Parque Nacional da Tijuca reabre parcialmente para visitação - Tomaz Silva/Agência Brasil

A flexibilização do isolamento social chega agora aos parques do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (9), o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico e o Parque Lage reabriram parcialmente para visitações após quatro meses fechados para conter o avanço da pandemia

Continua após publicidade

Os locais estabeleceram medidas restritivas para o funcionamento. O Parque Nacional da Tijuca, sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estabeleceu que na unidade não será permitido o uso das cachoeiras, duchas, reservatórios e pequenas lagoas. Os visitantes não terão acesso aos mirantes do parque e às áreas de convivência ao ar livre, sobretudo os espaços de alimentação compartilhados, como áreas de piquenique e churrasco. 

:: Brasil ultrapassa 70 mil mortes e 1,8 milhão de casos de coronavírus ::

De acordo com o ICMBio, também está proibida a realização de confraternizações e de eventos nas áreas abertas. A área do Parque Nacional que dá acesso ao platô do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, não será aberta neste momento.

Já no Jardim Botânico, as visitações estão permitidas mediante agendamento prévio pelo sistema da instituição, para a compra de ingressos. A reabertura seguirá um planejamento em quatro fases. Neste primeiro momento, a entrada será feita exclusivamente pelo portão da Rua Jardim Botânico, 1008, onde há mais espaço e condições para uma recepção controlada. O Arboreto (parque), o Cactário e o Bromeliário estarão abertos. Outras coleções e espaços com algum grau de confinamento, como o Orquidário e o Museu, permanecerão fechados.

O Parque Lage estabeleceu um limite de 200 pessoas por hora para a visitação das áreas verdes. As cavalariças, a capelinha, as grutas, o aquário, o parque infantil e as áreas de piquenique seguem fechadas. Já o Palacete e o Bistrô Plage têm limite de cem pessoas por hora para visitação.

O município de Niterói, na região metropolitana do Rio, também reabriu o Parque da Cidade, na última sexta-feira (10), para visitação. 

:: Ambulantes de Niterói (RJ) denunciam abordagens violentas e apreensões ilegais ::

Em todos os locais, o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social são obrigatórios. O retorno às atividades dos parques ocorre no momento em que o estado do Rio atinge, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, 11.280 óbitos pela covid-19. Na última sexta-feira (10), foram registradas 165 mortes em todo o estado. A cidade do Rio apresenta o maior patamar, concentrando 7.254 mortos pela pandemia.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Vivian Fernandes e Jaqueline Deister