Europa

Agricultores franceses se mobilizam em Paris por melhores condições de trabalho

Manifestantes prometem bloquear a apital da França caso não sejam recebidos pelo governo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Há um ano, agricultores franceses protestam por melhores condições de trabalho - OLIVIER CHASSIGNOLE / AFP

Agricultores franceses retomaram suas mobilizações no domingo (5), direcionando várias colunas de tratores para Paris com o objetivo de bloquear a capital a partir desta segunda-feira (6), caso não recebam respostas do governo. 

 um ano, os agricultores do país realizam uma série de mobilizações que foram acalmadas depois que o governo do então primeiro-ministro Gabriel Attal implementou medidas urgentes.

Entretanto, os agricultores continuam a denunciar a lentidão na implementação dessas medidas, exigindo ações imediatas e se opondo à ratificação do acordo UE-Mercosul, que está causando preocupação entre os setores agrícolas franceses.

Os agricultores esperam agora um diálogo construtivo com as autoridades para tratar da implementação dessas medidas. Partindo de diferentes partes do país em direção à capital, eles não realizaram bloqueios de estradas no domingo devido ao retorno das férias escolares de Natal. 

No entanto, a presidente do sindicato Coordenação Rural (CR), Véronique Le Floc'h, não descartou a possibilidade de bloqueios “pontuais” se a situação não melhorar.

“Acho que a situação pode ficar mais difícil”, alertou Le Floc'h em declarações ao canal BFM, lamentando a breve prisão do secretário-geral do CR, liberado ainda no domingo.

A Prefeitura de Polícia de Paris indicou que nenhuma manifestação foi autorizada no domingo à noite, nem na segunda-feira de manhã, e várias unidades policiais estão posicionadas em diferentes pontos da cidade.

Os agricultores esperam dialogar com o primeiro-ministro, mas a reunião marcada para 13 de janeiro foi considerada “tarde demais” pela diretora do sindicato de Oise, Sophie Lenaerts.

*Com Telesur

 

Edição: Leandro Melito