O número de mortos pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul (RS) subiu para 165 neste sábado (25), conforme boletim matinal publicado pela Defesa Civil do Estado. O órgão registra ainda 806 pessoas feridas, 64 desaparecidas e mais de 581 mil desalojadas. O informe mantém o número de 469 municípios afetados, com 2.345.400 pessoas atingidas. Já o número de animais resgatados subiu para 12.497.
Um dos índices mais monitorados no estado, o nível do rio Guaíba baixou 17 centímetros ao longo de 12 horas, mas ainda está acima dos 4 metros, o que significa que a área circundante continua alagada, uma vez que a cota de inundação é de 3 metros de altura. O dado foi computado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) também têm acompanhado a situação das bacias. Uma projeção divulgada na tarde de sexta (24) indica “cheia duradoura”, com níveis ainda elevados neste sábado e nos próximos dias. Os técnicos apontam que o grau de inundação do Guaíba deve continuar oscilando em torno dos 4 metros de altura.
“Devem ocorrer elevações dos níveis do Guaíba pelos ventos previstos e manutenção dos patamares dos níveis em função das chuvas que já aconteceram nesta semana e chuvas previstas na próxima semana, prolongando a cheia”, diz o informe.
Edição: Douglas Matos