Agenda

Lula faz pronunciamento de Natal na noite de domingo (24); conciliação será mote do discurso

Petista deve destacar ações deste primeiro ano de governo e apontar expectativas para 2024

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Pronunciamento de Natal de Lula será terceiro discurso oficial deste primeiro ano de mandato - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) vai fazer um pronunciamento de Natal em cadeia nacional de rádio e TV neste domingo (24), véspera do feriado, partir das 20h30. Será a primeira mensagem de Natal do terceiro mandato do petista à frente da Presidência da República. Informações extraoficiais divulgadas pela imprensa indicam que o chefe do Executivo deve rememorar medidas tomadas pelo governo ao longo do ano, evidenciando políticas públicas de maior destaque e apontando expectativas para 2024.  

Lula gravou mais de uma versão do vídeo, que deve durar pelo menos cinco minutos. O presidente irá pregar um discurso de reconciliação e combate à polarização política, que dividiu e marcou o país especialmente nos últimos anos, com o avanço da extrema direita e sua ascensão ao poder. O tema se alinha a algumas das propagandas que têm sido veiculadas pelo governo sobre programas e serviços públicos.  

Este será o terceiro pronunciamento oficial de Lula em cadeia nacional neste mandato. O primeiro ocorreu nas vésperas do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, e o segundo se deu em 6 de setembro, em alusão ao chamado Dia da Independência. O petista planeja entrar de férias logo após o Natal, entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro, e irá passar o Réveillon no litoral do Rio de Janeiro.

 

 

 

Edição: Raquel Setz