Conquista

Dia de Zumbi e da Consciência Negra: Câmara aprova feriado nacional no 20 de novembro

Lei que foi um dos primeiros focos da recém criada Bancada Negra agora vai a sanção do presidente Lula

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Deputados comemoram criação de feriado nacional do dia 20 de novembro - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) a transformação em feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Já aprovado pelo Senado, o projeto agora segue para sanção presidencial.

De acordo com a lei aprovada, a data passa a ser chamada oficialmente Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O 20 de novembro marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história brasileira e símbolo da luta histórica de negros e negras contra a escravidão e o racismo.

A data é celebrada pelo movimento negro desde a década de 1970, mas entrou oficialmente no calendário do país em 2011. Atualmente, o dia já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades.

Saiba mais: Dia da Consciência Negra aponta para a longa luta antirracista no país

A proposta foi o primeiro foco de atuação da Bancada Negra, criada no início de novembro. "Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história", explicou a relatora da proposta na Câmara, a deputada Reginete Bispo (PT-RS). O projeto é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e foi relatado no Senado por Paulo Paim (PT-RS). 

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias 

Edição: Nicolau Soares