Guerra

Zelensky anuncia demissão de ministro da Defesa da Ucrânia

Com contraofensiva patinando, presidente faz troca de comando

Rio de Janeiro |
Zelensky saí da cúpula da Otan sem o sonhado prazo de adesão a aliança militar. Contudo, garante o apoio das maiores economias do mundo. - Odd ANDERSEN / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a demissão do ministro da Defesa do país, Oleksiy Reznikov, no último domingo (3). Ele será substituído pelo ex-deputado do parlamento e presidente do Fundo de Propriedade do Estado, Rustem Umerov. 

A troca de cargos no comando da pasta ocorre em meio a dificuldades na contraofensiva lançada pela Ucrânia para retomar o controle de áreas ocupadas pela Rússia. Ao mesmo tempo, a decisão é vista como uma forma de atender a exigências da União Europeia e aumentar o combate à corrupção no país. A gestão de Reznikov foi encarada como incapaz de impedir a disseminação da corrupção dentro da pasta. 

:: Guerra da Ucrânia: a contraofensiva e a 'diplomacia inconsequente' do Ocidente ::

Segundo o presidente, o ministério "precisa de novas abordagens e outros formatos de interação tanto com os militares quanto com a sociedade como um todo". "A Verkhovna Rada da Ucrânia (Parlamento) conhece bem esta pessoa e o Sr. Umerov não precisa de mais apresentações. Espero que o Parlamento apoie esta candidatura", disse o presidente ucraniano.

Em 31 de agosto, o deputado Yaroslav Zheleznyak anunciou em seu canal do Telegram sobre possíveis mudanças de cargos no Ministério da Defesa da Ucrânia. Ele escreveu que Reznikov deixaria o cargo e posteriormente se tornaria embaixador do país no Reino Unido, e Umerov seria nomeado ministro.

Após o início da guerra, Rustem Umerov fez parte da delegação ucraniana nas negociações com a Rússia. Ele também esteve envolvido na negociação sobre troca de prisioneiros.

Formalmente, a substituição do ministro da Defesa deve ser aprovada pela Verkhovna Rada, mas a expectativa é que o processo seja protocolar e a aprovação ocorra sem surpresa.

Edição: Thales Schmidt