O presidente da Palestina, Mahmud Abbas, chegou a Pequim nesta terça-feira (13/06) após a China expressar sua disposição para facilitar as negociações de paz entre israelenses e palestinos.
A quinta visita diplomática de Abbas à China deve acontecer até sexta-feira (16/06). Segundo a agência palestina oficial de notícias, Wafa, o mandatário se encontrará com o presidente Xi Jinping durante a viagem.
Durante sua estada, Abbas "discutirá o fortalecimento das relações bilaterais" com Xi Jinping, sendo esperado que acordos de interesse comum sejam assinados.
De acordo com comunicados anteriores de ambas as chancelarias, também é planejado que os presidentes conversem "sobre os últimos acontecimentos na esfera palestina, bem como sobre questões regionais e internacionais de interesse mútuo".
Separadamente, Abbas também se reunirá com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang. O líder palestino é um "velho e bom amigo do povo chinês", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, na semana passada.
Abbas será o primeiro líder árabe a ser recebido na China neste ano, marcando o 35º aniversário do estabelecimento de relações de Pequim com a Palestina.
A visita do palestino também ocorre em um momento em que a China está tentando fortalecer seu papel como mediadora no Oriente Médio.
Recentemente Pequim mediou o reestabelecimento de relações entre a Arábia Saudita e o Irã e em abril fez uma proposta semelhante para retomar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, canceladas desde 2014 e que não foram retomadas desde então.
(*) Com TeleSUR.