O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, mostrou ao senador bolsonarista Eduardo Girão (Podemos-CE) como deve ser feito o debate político sério e respeitoso. Em audiência no Senado nesta quinta-feira (27), Almeida criticou Girão após tentativa de constrangimento com a entrega de um boneco plástico simulando um feto.
"Com todo respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério que temos no país. Em nome da minha filha que vai nascer, eu me recuso a receber isso aí", disse o ministro, sendo fortemente aplaudido pelas pessoas que compareceram à audiência.
No início deste mês de abril, a esposa de Almeida, a estilista Ednéia Carvalho, anunciou a gestação da primeira filha do casal, que está junto há 17 anos.
No episódio desta quinta, Girão seguiu a cartilha habitual dos parlamentares bolsonaristas no congresso, tentando fazer uma cena teatral de mau gosto para garantir "cortes" para as redes sociais. Ele se levantou da cadeira onde estava sentado e se dirigiu à mesa onde estava o ministro (veja o vídeo abaixo).
Pra quê? 🤔
— Brasil de Fato (@brasildefato) April 27, 2023
O senador Eduardo Girão tentou entregar uma réplica de um feto humano de 11 semanas ao ministro Silvio Almeida, que se recusou a receber.
A "performance inaceitável", como classificou Silvio, aconteceu em audiência pública no Senado nesta quinta (27).#BrasildeFato pic.twitter.com/YUEvO6mLnv
"Já que a gente entrou na questão da dignidade humana, vou materializar a entrega dessa criança com 11 semanas de gestação", disse o senador, enquanto se aproximava de Almeida.
"Eu não quero receber isso, por um motivo muito simples. Eu vou ser pai, agora. Eu sei muito bem o que significa isso. É uma performance que eu repudio profundamente", respondeu o ministro, com a elegância que lhe é habitual.
"Isso é um escárnio. E falo com muito respeito, respeitando seu cargo. Eu não vou aceitar esse tipo de coisa. Eu sou um homem sério, e acredito que o senhor também seja. Esse tipo de performance aqui não é o que condiz com minha maneira de ver a política", prosseguiu Almeida.
Sem alternativas, Girão abaixou a cabeça e retornou à cadeira onde estava sentado, se limitando a dizer que respeitava a postura do ministro dos Direitos Humanos.
"Se o senhor fizer uma pergunta séria eu vou com maior prazer, mas esse tipo de performance é inaceitável, uma exploração de um problema muito sério que nós temos no Brasil e no Mundo. Isso aí eu não aceito", complementou o ministro.
Repercussão
O caso repercutiu fortemente nas redes sociais. A grande maioria das pessoas ressaltou a postura do ministro, destacando a seriedade com que derrubou a tentativa de constrangimento do senador. Sempre ativos nas redes sociais, os bolsonaristas evitaram dar espaço para o tema.
Sílvio Almeida vai se tornando, dia após dia, um de nossos grandes. 👏🏼👏🏼👏🏼 https://t.co/mx4rKZiyAj
— Dawisson Belém Lopes (@dbelemlopes) April 27, 2023
Escárnio: Na comissão de DH aqui no Senado, Girão e Damares tentaram entregar um feto de 12 semanas ao Min. Silvio Almeida, que está prestes a ser pai. O ministro recusou por entender a maldade: “Eu sei o que isso significa”. Gente, não está fácil fazer política séria no Brasil! pic.twitter.com/In65htlfsO
— Carol Dartora (@caroldartora13) April 27, 2023
Silvio Almeida mostrou como tratar os bolsonaristas durante a CPMI do Golpe. Eduardo Girão passou vergonha.
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) April 27, 2023
👇🏾Como um senador da República se presta a um papel tão deplorável? Minha solidariedade ao ministro @silviolual e à esposa, Ednéia, grávida da primeira filha. https://t.co/w9om72zor0
— Flávia Oliveira (@flaviaol) April 27, 2023
Silvio Almeida lavando a alma de quem tá de saco cheio da política como performance para rede social.
— Guilherme Felitti (@gfelitti) April 27, 2023
Precisa acabar PARA ONTEM essa era de profissionais (políticos, principalmente) influencers.
PARA ONTEM. https://t.co/0irsrYB8CW
Silvio Almeida e Flávio Dino estão dando um curso intensivo sobre como tratar a escória fascista que ocupa parte do parlamento brasileiro.
— Vinicius Duarte (@viniciusduarte) April 27, 2023
Edição: Rodrigo Durão Coelho