Rússia e Ucrânia

Rússia e Ucrânia assinam, separadamente, acordos com Turquia e ONU para escoar grãos

Acordo deve facilitar a exportação de grãos ucranianos, bloqueada desde o início do conflito no país

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Rússia, Turquia e ONU participam da cerimônia de assinatura do acordo sobre grãos dos portos ucranianos, em Istambul, em 22 de julho de 2022. - Ozan Kose / AFP

Foi assinado em Istambul nesta sexta-feira (22) um acordo sobre a exportação de grãos ucranianos, que sofreu um bloqueio nos portos marítimos desde o início do conflito, em fevereiro. A Rússia e Ucrânia assinaram dois documentos separadamente. A expectativa é que o acordo permita o desbloqueio do transporte marítimo de grãos.

Continua após publicidade

De acordo com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, o documento estabelece o envolvimento da ONU no trabalho para suspender as restrições à exportação de produtos agrícolas e fertilizantes da Rússia para os mercados mundiais.

Além disso, o acordo prevê que exportação de grãos ucranianos através do Mar Negro ocorrerá a partir de três portos - Odessa, Chornomorsk e Yuzhn - e o processo será acompanhado por um centro de coordenação sob os auspícios da ONU, a ser criado em Istambul com a participação das quatro partes. Nos portos, representantes da ONU, Turquia e Ucrânia observarão o carregamento de grãos. 

A cerimônia contou com a presença do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e do secretário-geral da ONU, António Guterres. Do lado russo, os documentos foram assinados pelo ministro da Defesa, Serguei Shoigu.

A ONU advertiu repetidamente sobre a ameaça de uma crise alimentar devido à escassez de cereais, os países ocidentais acusaram a Rússia de bloqueio dos portos do Mar Negro. Moscou rejeitou as acusações alegando que a própria Ucrânia criou inúmeros obstáculos às exportações.

Ucrânia assina acordo separadamente

A Ucrânia assinou sua parte do acordo com a Turquia e a ONU. O documento foi assinado pelo ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Um assessor do chefe do escritório de Zelensky afirmou anteriormente que a Ucrânia não assinaria o "acordo de produto" com a Rússia, destacando que as partes assinarão o documento com a Turquia e a ONU separadamente.

Edição: Rodrigo Durão Coelho