Rússia e Irã

Putin se reúne com Turquia e Irã: drones iranianos para guerra na Ucrânia ficam fora da pauta

É a segunda viagem oficial de Putin para fora da Rússia desde o início da guerra na Ucrânia

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Presidente do Irã Ebrahim Raisi cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin durante cúpula em Teerã em 19 de julho de 2022. - Presidência do Irã / AFP

Em visita oficial a Teerã, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu com os líderes da Turquia e Irã, Recep Tayyip Erdogan e Ibrahim Raisi, nesta terça-feira (19). O principal tema da agenda da reunião trilateral foi a situação na Síria.

"A declaração conjunta adotada reafirmou o compromisso de fortalecer a cooperação trilateral entre Rússia, Irã e Turquia no interesse de alcançar uma normalização sustentável e viável da situação na República Árabe da Síria", informou Putin. 

O documento conjunto afirma que a crise síria só pode ser resolvida por meio da diplomacia. Além disso, os países ressaltam que a situação no país deve ser gerenciada pelos próprios sírios com base na Resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU.

O presidente russo Vladimir Putin observou que houve uma diminuição significativa do nível de violência na Síria e o início do processo político e diplomático, destacando que a Rússia parte dos princípios da soberania e integridade territorial do país, sendo necessário criar "condições para que o povo sírio escolha o caminho do desenvolvimento sem interferências externas". 

"É importante que os sírios tenham mostrado sua prontidão para negociar, buscar e encontrar soluções consensuais sobre questões prioritárias relacionadas à futura estrutura de seu Estado soberano", disse Putin.

Putin também pediu o fim permanente do terrorismo na Síria, destacando a "política destrutiva dos EUA" no país. 

Drones para a guerra na Ucrânia ficam fora da pauta

A reunião entre os líderes acontece em meio à intensificação da operação militar russa na Ucrânia. Havia uma expectativa que fosse discutida a possibilidade do Irã fornecer drones de combate a Moscou, importante tecnologia militar que falta à Rússia na guerra na Ucrânia.

De acordo com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, o governo iraniano estaria "se preparando para fornecer à Rússia até várias centenas de UAVs [veículos aéreos não tripulados], incluindo UAVs com capacidade de armas em um cronograma acelerado". 

No entanto, Putin, não discutiu a questão da possível entrega de drones iranianos com o presidente Ibrahim Raisi ou com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. A informação foi divulgada pelo assessor do líder russo, Yury Ushakov, citado pela agência RIA Novosti.

"Os drones não foram discutidos com o presidente ou o líder supremo", disse ele.

Já o líder espiritual iraniano, Ali Khamenei, durante encontro com Vladimir Putin em Teerã, declarou que a Otan teria iniciado uma guerra com a Rússia sob o pretexto da situação da Crimeia se não tivesse sido interrompida na Ucrânia.

A próxima 19ª rodada de negociações de alto nível de será agendada antes do final do ano, e a próxima cúpula será realizada na Rússia.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho