Onze linhas prioritárias de ônibus voltaram a circular no Rio de Janeiro desde a última quarta-feira (1º). A medida é parte do acordo judicial entre a Prefeitura do Rio, as concessionárias e o Ministério Público para melhorar a qualidade do serviço prestado à população carioca.
Leia mais: Rio tem 58% das linhas de ônibus inoperantes; prefeitura apresenta plano de reativação
O objetivo é recuperar o sistema rodoviário na cidade, aumentando a circulação de veículos, sem acréscimo no preço na passagem. Para isso, a prefeitura se comprometeu a subsidiar o sistema mediante o compromisso das empresas de manter a tarifa de R$ 4,05 no Bilhete Único por mais um ano.
Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) o subsídio médio pago pela prefeitura será de R$ 1,78 por quilômetro percorrido pelos ônibus municipais. Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) prometeu anunciar o retorno de novas linhas a cada semana.
"Aos poucos vamos resolvendo a mais grave crise que herdamos da administração anterior. Mais uma vez me desculpo com a população por não termos conseguido ser mais ágeis na solução do problema. A razão principal foi a necessidade de termos esse acordo chancelado pelo Poder Judiciário e com o acompanhamento e concordância do Ministério Público. Queremos uma solução definitiva para esse drama que o carioca enfrenta faz muito tempo", disse.
Leia também: No Rio, parlamentares da CPI dos Trens elegem ramal de Belford Roxo como o pior da Supervia
Nesta primeira fase da retomada, as linhas atendem bairros da zona Oeste como Sepetiba, Campo Grande, e alimentadores do sistema BRT. Ônibus que das zonas Norte, Sul e Centro da cidade também voltam a circular. Confira a lista:
Consórcio Santa Cruz
-
870 - Sepetiba - Santa Cruz
-
871 - Pingo d`Água - Estação Cesarão III (Via Sepetiba)
-
822 - Campo Grande - Corcundinha
-
849 - Campo Grande - Base Aérea de Santa Cruz
-
845 - Cantagalo - Campo Grande
Consórcio Internorte
-
922 - Tubiacanga – Fundão (Via Portuguesa)
-
925 - Rio Galeão – Bancários
-
778 – Pavuna – Cascadura (Via Estrada de Botafogo)
Consórcio Transcarioca
-
881 - Alvorada – Taquara (Via Curicica e Camorim)
Consórcio Intersul
-
014 - Paula Matos (Santa Teresa) - Castelo
-
104 - São Conrado - Rodoviária
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita