Assista ao vídeo

China faz lockdown parcial em Xangai para conter surto de covid-19

Confinamento será em duas etapas para amenizar impactos; número de casos é um dos mais altos desde o início da pandemia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Testagem em massa faz parte da estratégia da China - STR / AFP

Após detectar um novo recorde diário de infecções, o governo da China determinou, neste domingo (27), um confinamento por setores na cidade de Xangai. A megacidade de 25 milhões de habitantes é o epicentro de uma nova onda de contágios no país asiático.

A partir desta segunda-feira (28), a metade leste da metrópole será confinada por cinco dias para testar sua população e, a partir de 1º de abril, será a vez da parte oeste.

Leia mais: China enfrenta pior onda de contágio por covid-19 desde o início da pandemia

As autoridades locais tentaram, evitar um confinamento total da cidade, que é um importante centro financeiro nacional e internacional, mas tomaram a decisão diante da escalada da covid-19. Todos os serviços não essenciais deverão ser realizados de maneira remota.

Embora os casos da enfermidade na China sejam menores do que o registrado em outras partes do mundo, o número atual de infecções é um dos mais altos na China desde o início da pandemia.

Veja também: Disneylândia de Xangai fecha e testa 38 mil pessoas após detectar um único caso de coronavírus

Apesar de Pequim manter sua política de "covid zero", o presidente Xi Jnping pediu, nos últimos dias, que sejam tomadas medidas mais seletivas e de comprovação científica para reduzir o impacto da crise na economia e na vida das pessoas.

 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho