Assista ao vídeo

"Ninguém ganha em uma guerra comercial", diz China após EUA retirarem sanções sobre produtos

Pequim diz que relações comerciais e de trocas com os Estados Unidos são "mutuamente benéficas"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China - Greg Baker / AFP

A China considerou acertada a decisão dos Estados Unidos de suspender as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre 352 produtos chineses, como parte de sua nova abordagem comercial com o gigante asiático.

O escritório da representante comercial dos EUA anunciou os planos para restabelecer isenções tarifárias sobre alguns produtos chineses taxados por Washington desde 2018. Ela afirmou que a determinação foi feita após uma análise cuidadosa da opinião pública e em consulta com outras agências do país.

:: Pequim avisa que retaliará EUA caso sofra sanções e alerta sobre prejuízos para a economia ::

Perguntado sobre a decisão da Casa Branca, que não levantou as 549 sanções inicialmente previstas, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou: "É a visão consistente da China que as relações econômicas e comerciais China-EUA são mutuamente benéficas e de ganha-ganha e que ninguém ganha em uma guerra comercial".

A medida será aplicada retroativamente de 12 de outubro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.

A China também considerou "lamentável" o fracasso do Conselho de Segurança da ONU em chegar a um acordo sobre o projeto de resolução apresentado pela Rússia sobre a situação humanitária na Ucrânia.

Edição: teleSUR