Enquanto enfrenta as variações delta e ômicron, a China também avança a passos firmes na imunização. Uma média de cinco a seis milhões de vacinas contra a covid-19 estão sendo aplicadas diariamente no país. De acordo com as autoridades locais, já foram aplicadas na China 3 bilhões de doses do imunizante.
Segundo a Comissão Nacional de Saúde, mais de 1,2 bilhão de pessoas no país já receberam duas injeções e completaram, em princípio, o ciclo de vacinação.
O órgão anunciou ainda que deu início a um processo de imunização sequencial da covid-19, método que consiste na administração de doses de reforço com base em tecnologias diferentes das utilizadas nas inoculações iniciais, com o objetivo de reforçar a imunidade coletiva contra a doença.
:: China continental socorre Hong Kong para conter crise sanitária após quinta onda de covid-19 ::
Em outros países da Ásia, foram registrados aumentos expressivos no número de casos. A Coreia do Sul registrou 95.362 infecções nesta segunda-feira (21). Para tentar conter a disseminação e não sobrecarregar o sistema de saúde, as autoridades estão implementando diferentes medidas, incluindo a distribuição de mais kits de autoteste e a orientação a pacientes com sintomas leves de que façam sua recuperação dentro de casa.
Já a Indonésia registrou um aumento de 74% nos casos de contágio na última semana em comparação com os sete dias anteriores. O país de 278 milhões de pessoas vacinou 70,1% de sua população com pelo menos uma dose e está considerando suspender todos os requisitos de quarentena para viajantes que ingressarem no país a partir de abril, além de estimular o turismo e os negócios.
Edição: Arturo Hartmann