SURTO

Rio de Janeiro registra mais de 6,5 mil casos de gripe H3N2 em apenas uma semana

Segundo a prefeitura, 23 crianças estão internadas na rede pública com a Síndrome Respiratória Aguda Grave

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

vacina gripe
Prefeitura do Rio informou que não é mais necessário o intervalo de 15 dias entre vacina da covid-19 e a da gripe - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em apenas uma semana, o Rio registrou mais de 6.500 casos da gripe causada pelo vírus Influenza A (H3N2), segundo informações da Secretaria municipal de Saúde da capital fluminense. Há, nesta quinta-feira (25), 23 crianças internadas na rede pública de atendimento com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Mais cedo, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, fez uma nova convocação nas redes sociais para a população carioca comparecer aos postos de saúde a fim de receber a vacina contra a gripe. Ele admitiu que a cidade vive um surto inesperado às vésperas do verão, mas afirmou que a alta de casos é consequência da baixa cobertura da imunização.

Leia mais: Rio reforça campanha de vacinação em meio a surto de gripe por Influenza A

A Secretaria informou que não há mais a necessidade de aguardar duas semanas de intervalo entre as doses de vacina contra a covid-19 e para se proteger da gripe. Elas podem ser, inclusive, tomadas no mesmo dia, de acordo com Soranz. A vacina é recomendada para toda a população a partir dos seis meses de vida.

No início da semana, a SMS informou que a campanha de imunização contra a gripe não alcançou a meta de 90% esperada em junho e que atualmente apenas 60% do público alvo da capital está vacinado. Há, segundo a SMS, aproximadamente 400 mil doses ainda não utilizadas por falta de procura nos postos de saúde.

Cidades

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, há um receio de que os casos na capital, onde já há um surto, segundo a SMS, se espalhem para os municípios da Região Metropolitana do estado do Rio. Nova Iguaçu, Magé, São Gonçalo são municípios que começam a ter alta de casos e, por isso, entraram no radar da secretaria estadual.

Prefeito gripado

Mais cedo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), postou nas redes sociais que estava "governando virtualmente". Ele informou que fez o teste e foi diagnosticado com o vírus da Influenza A.

:: Vacina contra a gripe: médica tira dúvidas sobre grupos prioritários e como proceder ::

Sintomas

Quem tomou a vacina contra a gripe não está livre de contrair o vírus, mas os sintomas tendem a aparecer de forma mais amena. Entre os sintomas da gripe H3N2 estão dor de cabeça, febre, dor nos músculos, tosse seca, dor de garganta, coriza e falta de ar. É recomendado também o teste para excluir o diagnóstico de covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda