A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registrou um aumento nos casos de síndrome gripal e está convocando toda população para se vacinar nesta quarta-feira (24). Moradores de diversas localidades tem relatado os sintomas e a busca por atendimento nas redes sociais.
A cobertura vacinal contra o vírus Influenza A (gripe) é de apenas 57% na capital fluminense, segundo a Secretaria. A campanha de vacinação contra a gripe é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade, especialmente os grupos prioritários: idosos, crianças, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.
"Uma investigação epidemiológica está em curso pela Superintendência de Vigilância em Saúde, que na última semana constatou um aumento de resultados positivos para Influenza A nas amostras coletadas em unidades de saúde sentinelas. Apenas cerca de 3% dos casos testados apresentaram positividade para covid-19", afirma a pasta em nota.
Leia mais: Fiocruz quer saber o que leva pais a rejeitar vacinação de seus filhos
Os sintomas da gripe são parecidos com os da covid, febre, tosse, dor de cabeça e dor no corpo. Além da vacina, as medidas de proteção também são semelhantes: manter o distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos.
A vacina da gripe está disponível para toda a população nas unidades de Atenção Primária do Município do Rio (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Não há necessidade de intervalo entre as vacinas contra a gripe e contra a covid. Só não deve tomar a vacina quem estiver com sintomas.
Consulte os locais de vacinação contra a gripe aqui.
Edição: Clívia Mesquita