PANDEMIA

Rússia afirma que OMS irá levantar restrições para registro da vacina Sputnik V

Anúncio foi feito após reunião entre diretor geral do organismo e ministro de saúde russo

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Fórmula russa contra covid-19, Sputnik V foi a primeira a ser registrada na Organização Mundial da Saúde (OMS) - Sputnik Vaccine

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde da Rússia chegaram a um acordo, no último sábado (2), para levantar as barreiras que impediam o registro de uso emergencial da vacina Sputnik-V, segundo o governo russo. O ministro de saúde Mijaíl Murashko disse que seu país respondeu todos os questionamentos da OMS em relação à segurança e a respota imune (imunogenicidade) da vacina.

Após o encontro em Genebra, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus agradeceu o "encontro construtivo" e os esforços do funcionário russo para acelerar o processo de entrada na lista de uso emergencial.

Em junho, um grupo de especialistas da OMS havia apontando irregularidades nos laboratórios do Instituto Gamaleya, o que atrasou a inclusão da fórmula Sputnik V na lista de uso emergencial da OMS, apesar de ter sido a primeira solicitação protolocada no organismo. O documento questiona padrões de "boas práticas de manufatura", mas não a efetividade da vacina. 

Podcast: Pandemia: Brasil assiste a novos capítulos do escândalo da Prevent e libera torcidas em estádio

No entanto, a vacina já está sendo utilizada em 70 países, atingindo uma população de cerca de 4 bilhões de pessoas. Após um ano do registro, foram produzidas cerca de 40 milhões de doses, segundo o governo russo.

Na América Latina, o imunizante é produzido pela Argentina e envasado no México. O presidente peruano Pedro Castillo também anunciou que está em negociação com a Rússia para habilitar um laboratório no seu país.

Leia também: Cuba é o primeiro país da América Latina a vacinar 80% da população com 1ª dose contra covid-19

A fórmula utiliza como base vetores de adenovírus que se acoplam ao vírus e impedem sua reprodução. De acordo com testes clínicos, a eficácia do imunizante é de 91,6% contra a variante Alpha e de 83% contra a variante Delta do vírus sars-cov2.

Além de reunir-se com o diretor da OMS, o ministro russo também se encontrou com representantes dos Estados Unidos para acordar o reconhecimento mútuo das vacinas produzidas por laboratórios de ambos países. 

Edição: Daniel Lamir