Covid-19

Laboratório da Sputnik V anuncia maior eficácia da vacina contra variante indiana

Instituto que desenvolveu o imunizante afirma que os resultados do estudo já foram enviados para uma revista científica

Brasil de Fato | Buenos Aires, Argentina |

Ouça o áudio:

Autorizada em 67 países, a vacina russa Sputnik V foi aprovada em caráter temporário e emergencial no Brasil. - Reprodução

O Instituto Gamaleya, desenvolvedor da vacina Sputnik V contra a covid-19, anunciou nesta terça-feira (15) a conclusão dos estudos sobre a eficácia da vacina contra a nova variante indiana do vírus, denominada Delta. Segundo o laboratório, a vacina russa revelou ser a mais eficaz até agora no combate à variante.

“A Sputnik V é a vacina mais eficaz contra a variante Delta do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia, que qualquer outra vacina que tenha publicado resultados sobre esta cepa até agora”, anunciaram na conta oficial da Sputnik V no Twitter, indicando que os resultados já foram enviados para publicação a uma revista científica.

::Variante indiana da covid-19 chega ao Brasil e acende alerta::

 

Entre os testes realizados contra a nova variante – que é 40% mais transmissível ao ar livre e 64% mais contagiosa que a cepa Alpha –, a vacina da Pfizer/BioNTech revela uma eficácia de 96%, e a AstraZeneca/Oxford, 92%.

 

Sputnik V no Brasil

Enquanto a Argentina já fabrica doses da vacina russa, o Brasil aprovou há pouco a importação emergencial da Sputnik V, mas em caráter temporário e limitado. Após o rechaço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya em abril, a agência brasileira autorizou a aplicação para até 1% da população, especialmente no Nordeste.

A importação foi solicitada pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

::EUA assumem pressão em Bolsonaro contra vacina russa, e Putin pediu ajuda a Lula::

Edição: Vinícius Segalla