É em novembro

Poder Eleitoral da Venezuela convida ONU e União Europeia para acompanhar eleições

Conselho Nacional enviou convites para que UE e Nações Unidas enviem observadores; postos de registro já estão abertos

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Este será o 27º processo eleitoral em 22 anos de governos chavistas na Venezuela - CNE

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela avança nos preparativos para as eleições regionais de novembro deste ano. Nesta quinta-feira (17), o diretor do órgão, Roberto Picón, afirmou que já enviaram o convite formal à Organização das Nações (ONU) e à União Europeia para que enviem uma missão  eleitoral.

:: O que está acontecendo na Venezuela? Veja cobertura completa ::

"Estamos à espera das respostas definitivas. O que pedimos foi o envio de missões internacionais, sem especificar se devem ser de acompanhamento ou observação", afirmou Picón. Ele ressaltou também que há consenso entre os coordenadores do processo eleitoral de que o foco  para o dia 21 de novembro (data da votação) deve ser a participação cidadã e o maior reconhecimento do pleito por parte de todos envolvidos.

As autoridades eleitorais também iniciaram auditorias do sistema automatizado utilizado no país, além de jornadas de atualização de títulos e registros eleitorais, que devem durar até 15 de julho. Cerca de 500 mil venezuelanos já procuraram os mil postos de atendimento em funcionamento no país, e a expectativa do CNE é aumentar os registros de 19 para 21 milhões de eleitores.

:: Entenda os fatores que levaram Guaidó a propor um acordo nacional na Venezuela ::

"A urna eleitoral, o sistema de autenticação, os processos de transmissão e totalização dos votos serão revisados por especialistas durante seis semanas", informou Roberto Picón, que também é engenheiro de sistemas, especialista em sistemas eleitorais.

Em agosto, vence o prazo para inscrição de candidatos, tanto o campo da direita como o partido governante, já se preparam para realizar eleições primárias a fim de escolher seus candidatos a governadores, vereadores e prefeitos. Este será o 27º processo eleitoral em 22 anos de governos chavistas na Venezuela.

Edição: Vinícius Segalla