Democracia

CNE da Venezuela convoca eleições regionais e municipais para 21 de novembro

Campanhas eleitorais podem ser realizadas entre 28 de outubro e 18 de novembro

Tradução: Vivian Fernandes

teleSUR |

Ouça o áudio:

O CNE realizará um total de 16 auditorias do sistema automatizado com a presença de especialistas - Juan Barreto/AFP

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Pedro Calzadilla, disse em uma coletiva de imprensa, nessa quinta-feira (13), que as eleições municipais e regionais na país serão realizadas em 21 de novembro deste ano.

Ao apresentar parte do calendário de trabalho legislativo, Calzadilla apontou "que o dia especial para o registro e a atualização de dados no registro eleitoral começará em 1º de junho e se estenderá até 15 de julho".

Ao mesmo tempo, o representante do CNE assinalou que a seleção dos membros dos mecanismos subalternos, tanto dos conselhos regionais e municipais como dos membros da mesa, ocorrerá no dia 27 de julho, e o período para as indicações de candidatos para os diferentes cargos a serem eleitos será entre 9 e 29 de agosto.

O tempo contemplado pelo Conselho Eleitoral da Venezuela para as modificações ou substituições de indicações a serem refletidas na cédula será entre 8 e 22 de setembro de 2021.

O exercício eleitoral, afirmou o presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, acontecerá no domingo, 26 de setembro. Da mesma forma, Calzadilla disse que um total de 16 auditorias do sistema automatizado serão realizadas com a presença de especialistas eleitorais e políticos.

Enquanto isso, as feiras eleitorais, espaços projetados para que os eleitores se familiarizem com o processo eleitoral terão um mês para sua realização, no período de 13 de outubro a 13 de novembro.

Já as campanhas eleitorais poderão ser implantadas entre 28 de outubro e 18 de novembro. Pedro Calzadilla destacou ainda que o CNE o que levou a este cronograma foi o resultado de um diálogo nacional.

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral insistiu também que o órgão, que permanece em sessão permanente, continuará aperfeiçoando os detalhes e tomando as medidas legais para as eleições municipais e regionais na Venezuela. Por sim, ele sinalisou que o anúncio dessa quinta-feira é o resultado do compromisso democrático dos venezuelanos, e que eles são o foco de todos os "esforços".

Edição: teleSUR