Covid-19

Quarta dose da vacina contra a covid: novo grupo já pode se imunizar a partir deste sábado (4)

Pessoas acima de 50 anos de idade e profissionais da saúde de todas as idades já podem tomar a quarta dose

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Profissionais da saúde também poderão tomar quarta dose da vacina contra a covid-19 - Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (4), uma nota técnica em que recomenda a quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos de idade.

Continua após publicidade

A decisão também estende para os trabalhadores da saúde de todas as idades. O ministro da pasta Marcelo Queiroga já havia antecipado a informação nesta quinta-feira (3) e a nota oficializou.

Os imunizantes de Pfizer, AstraZeneca e Janssen poderão ser usados independentemente das três primeiras doses aplicadas

A pasta reforçou a importância dos estados e municípios seguirem na campanha de imunização. Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 41 mortes por Covid, totalizando 667.019 desde o início da pandemia.

Sobre a quarta dose

A quarta dose da vacina contra o coronavírus já está sendo aplicada em todo o Brasil. Segundo orientações do Ministério da Saúde, estados e municípios têm autonomia para conduzir o processo vacinal em todas as regiões do país. 

Saiba mais: É possível ter covid-19 duas vezes em menos de 90 dias? Especialistas explicam reinfecção

No final de março, o Ministério da Saúde divulgou orientações para as aplicações, mas a depender da demanda e da capacidade de cada estado, as regras devem mudar. Por exemplo, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estão sendo vacinados idosos a partir dos 60 anos. Na Bahia a vacinação está sendo feita em pessoas acima dos 65 anos e no Rio, em maiores de 70 anos. 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, é importante que os idosos estejam com a vacinação em dia para manter o nível de imunização alto, já que o sistema imunológico também envelhece.

Leia também: Quarta dose da vacina contra a Covid: quem já pode tomar?

Pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos, como transplantados, pessoas que vivem com HIV, pessoas em tratamento para o câncer ou que necessitem tomar medicamentos que baixam a imunidade, também necessitam procurar o posto de saúde mais próximo para estarem em dia com a imunização. 

Nestes dois casos é necessário aguardar quatro meses após a terceira dose para a aplicação da quarta dose. 

Atualizações sobre a Covid-19

Segundo estudos da Fiocruz, os casos de contaminação por Covid-19 voltaram a crescer entre os meses de abril e maio deste ano. Mesmo assim, o Governo Federal anunciou nesta semana o fim do estado de emergência em saúde pública, exatamente em um momento em que as pessoas estão tomando menos cuidado com as medidas de proteção. 

Além disso, a chegada do inverno e o fato de que o Brasil ainda não alcançou o objetivo de cobertura vacinal, preocupam. 

Segundo Marcelo Gomes, pesquisador da Fiocruz, em entrevista para o Brasil de Fato, “Infelizmente os nossos dados revelam que a pandemia está voltando a crescer. Durante o mês de abril e o comecinho de maio, o número de novos casos semanais e justamente as internações voltaram a aumentar. Os adultos são os maiores infectados”.

 

Edição: Vivian Virissimo