ELEIÇÕES REGIONAIS

Votação é encerrada nas quatro regiões que escolhem governadores na Bolívia

Órgão eleitoral começou a divulgar resultados parciais às 21h (de Brasília); acompanhe em tempo real

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Contagem dos votos será realizada em ato público nas sedes dos Tribunais Eleitorais; resultado oficial será divulgado somente quando apuração estiver finalizada - ABI

Na Bolívia, cerca de 2,7 milhões de eleitores em quatro estados foram às urnas neste domingo (11) para escolher governadores. Em La Paz, Pando e Tarija, o Movimento ao Socialismo (MAS), de Luis Arce e Evo Morales, é considerado favorito. No primeiro turno, realizado no dia 7 de março, o partido já havia vencido em três departamentos.

Esta é a primeira vez que o governador de La Paz, maior departamento em disputa, é escolhido em segundo turno. Franklin Flores (MAS) disputa com Santos Quispe, da agrupação Jallala Bolivia, partido de esquerda que se originou em 2021 depois de cisões no interior do MAS.

:: Acompanhe a apuração em La Paz ::

Em Tarija, Álvaro Ruiz (MAS) finalizou o primeiro turno com uma vantagem estreita de 38,17%, contra Óscar Montes, do Unidos por Tarija, que obteve 38,07% a votação.

:: Acompanhe a apuração em Tarija ::

Em Pando, a disputa é entre Miguel Becerra (MAS) e Regis Richter, do Movimento Terceiro Sistema (MTS).

Se vencer nesses três estados, o MAS será novamente o principal partido político da Bolívia, ocupando a Presidência, a maioria das cadeiras do Legislativo e o governo local de seis dos nove departamentos bolivianos.

Já em Chuquisaca, o opositor Damián Condori (Chuquisaca Somos Todos), tem uma vantagem de dez pontos percentuais da preferência do eleitorado, segundo as últimas pesquisas de opinião, contra Juan Carlos León (MAS).

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Salvador Romero, destacou que a votação transcorreu com tranquilidade, sem denúncias de irregularidades. As urnas fecharam às 17h, hora local (18h, no horário de Brasília), e a contagem dos votos poderá ser acompanhada pelo público nas sedes do poder eleitoral. 

Segundo o presidente do TSE, não haverá divulgação preliminar. Os resultados oficiais serão publicados assim que todas as urnas dos quatro estados forem apuradas. 

A fronteira terrestre entre Brasil e Bolívia foi reaberta neste domingo até às 23h (horário de Brasília) para garantir o trânsito dos eleitores.

Salvador Romero ressaltou que estas eleições marcam o final de um ciclo eleitoral iniciado em outubro de 2019, ano do golpe contra Evo Morales. "Os ecos dessa confrontação entre bolivianos ainda ressoam em antagonismos e polarizações", declarou o presidente do organismo eleitoral.

As eleições que deram a quarta vitória consecutiva ao binômio Morales e Álvaro García Linera foram anuladas por denúncias de suposta fraude. Os dois mandatários foram forçados a renunciar, em um processo que entrou para a história como um golpe de Estado.

Quase um ano depois, o MAS venceu novamente as eleições, com a chapa Luis Arce e David Choqeuhuanca, atuais chefes de Estado.

Estudos independentes comprovaram que não houve fraude eleitoral em 2019. O processo é investigado pelo Ministério Público e já resultou na prisão preventiva da ex-presidenta Jeanine Áñez e três ex-ministros. 

A apuração dos votos pode ser acompanhada na sede dos tribunais eleitorais departamentais ou por transmissão online. Os resultados oficiais começaram a ser divulgados por volta das 21h (horário de Brasília).

Edição: Daniel Giovanaz