ELEIÇÕES REGIONAIS

Cinco candidatos disputarão novas eleições no estado natal de Chávez

Governo de Barinas será definido em novo processo eleitoral agendado para 9 de janeiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Estado natal do ex-presidente Hugo Chávez é o único com vacância de poder após eleições regionais de 21 de novembro - Celag

Na Venezuela, cinco candidatos se inscreveram para disputar o governo do estado de Barinas. Após impugnação do processo eleitoral neste estado, realizado no dia 29 de novembro, as novas eleições serão realizadas no dia 9 de janeiro. 

As eleições foram impugnadas por decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) por conta da inabilitação do candidato opositor Freddy Superlano (Vontade Popular / MUD). No primeiro turno, tanto o candidato do chavismo à reeleição, Argenis Chávez, como o opositor Freddy Superlano declararam vitória após divulgação do primeiro boletim com resultados preliminares, que apontava uma diferença de apenas 673 votos.

:: O que está acontecendo na Venezuela? Veja cobertura completa :: 

Pelo partido governante PSUV, o ex-chanceler e atual ministro de Indústria, Jorge Arreaza, será o candidato. "Um privilégio acompanhar minha amada Barinas rumo à recuperação plena da esperança. Mudemos tudo que deve ser mudado para avançar", publicou. 

Já a Mesa de Unidade Democrática (MUD) lançará como terceira opção o deputado estadual Sergio Garrido (Ação Democrática), após a inabilitação de Aurora Superlano, esposa do ex-candidato Freddy Superlano, e Julio Cesar Reyes, ambos inabilitados pela justiça venezuelana.

"No dia 9 vamos outorgar a segunda derrota ao PSUV e estamos desenvolvendo várias estratégias para alcançar nosso objetivo: formar comandos de campanha por bairro e agrupar a maior quantidade de barinenses que queiram trabalhar conosco", afirmou o deputado Sergio Garrido.

Entre a oposição também se postulou Adolfo Superlano (Ação Democrática), quem interpôs o recurso no TSJ para paralisar a apuração de votos em Barinas. 

Da mesma forma, o ex-candidato presidencial em 2018 Claudio Fermin agora concorrerá ao governo do estado Barinas pela legenda da Aliança Democrática.

"Temos que fazer algo sério para prover a Barinas um bom governo, um governo decente, eficiente", comentou.

E Pedro Diaz sairá pelo Movimento Ecológico. 

De acordo com o novo cronograma apresentado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o período de campanha inicia no dia 22 de dezembro e vai até 6 de janeiro. 

Após a impugnação das eleições no estado governado pelo chavismo há 23 anos, o presidente Nicolás Maduro convocou uma reunião com os três governadores opositores eleitos no dia 21 de novembro para chefiar os estados Cojedes, Nueva Esparta e Zulia. 

"Há uma nova etapa de crescimento, de prosperidade na Venezuela e isso irá surgir a partir da união e do trabalho conjunto", declarou o mandatário.

Edição: Thales Schmidt