VÍDEO

Em Davos, China defende multilateralismo e condena ataques da “nova Guerra Fria”

Presidente Xi Jinping criticou a pressão e intimidação praticadas por algumas potências sem mencionar os EUA diretamente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Evento que reúne a elite política e econômica de todo o mundo, neste ano é realizado de forma virtual e não em sua sede, na cidade de Davos, na Suíça - World Economic Forum (WEF) / AFP

Em seu discurso no Fórum Econômico Mundial, realizado virtualmente a partir dessa segunda-feira (25), o presidente da China, Xi Jinping, alertou sobre os perigos de uma “nova Guerra Fria” e fez um chamado à unidade mundial para impulsionar a recuperação da debilitada economia internacional.

Sem mencionar diretamente os Estados Unidos, Xi Jinping criticou a pressão, chantagem e intimidação praticadas por algumas potências, referindo-se às políticas de Donald Trump, que optou pela confrontação e ataques verbais contra a China. O presidente ainda criticou a imposição de sanções a países não alinhados, afirmando que isolar alguns países "só vai empurrar o mundo à divisão e ao enfrentamento".

Leia mais: Entenda os principais elementos da guerra híbrida dos Estados Unidos contra China

A pandemia de covid-19 também foi um ponto importante abordado pelo mandatário chinês, que insistiu na importância da cooperação internacional, especialmente na produção e distribuição de vacinas.

Assista a reportagem em vídeo, produzida em parceria com a teleSUR.

Edição: Luiza Mançano e teleSUR