Demora

TSE diz que atraso nos resultados foi problema de computador e não há risco de fraude

Barroso afirma que resultados devem ser divulgados ainda na noite de domingo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Barroso disse que o ataque sofrido pelo TSE veio de fora do país - Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse na noite deste domingo (15) que o atraso na divulgação dos resultados eleitorais foi causado por um problema de maquinário, quando um dos computadores falhou e "foi preciso repará-lo". 

Segundo Barroso, o problema gerou lentidão, mas não coloca em risco a contagem dos votos, feita por cada Tribunal Regional Eleitoral. 

"Os dados chegaram para a totalização totalmente íntegros e apenas o processo de somar [os dados das urnas] é que ficou extremamente lento em razão de um dos processadores ter sofrido um problema técnico", afirmou Barroso. 

Barroso afirmou, por volta das 21h de domingo, que cerca de metade dos votos já haviam sido contabilizados e que a expectativa era que a apuração fosse finalizada ainda esta noite.

Ataque

O ministro também minimizou a importância do ataque de hackers contra o TSE ocorrido na manhã de domingo, classificando-o de "inócuo". 
Foi um ataque coordenado, vindo dos EUA, Nova Zelândia e Brasil, que tentou desestabilizar os servidores do TSE, mas prontamente repelido pelos técnicos do órgão, de acordo com Barroso.

"Sofrer ataques não é privilégio do site do TSE, isso vale para o Supremo [Tribunal Federal], Pentágono, Nasa. Ele veio de sucessivas tentativas do Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia. Foi um ataque distribuído", afirmou.

"As urnas não estão em rede, portanto não são vulneráveis a esse tipo de ataque. Não há nada sobre isso que possa interferir no processo eleitoral", disse ele. 

"O fato de receber ataques não põe em xeque coisa alguma", ressaltou o presidente do TSE.

Horas antes, Barroso havia falado sobre a instabilidade do e-Título e ressaltou a normalidade do processo eleitoral até aquele momento. Muitos usuários relataram dificuldades para usar as funcionalidade do título de eleitor virtual.

Barroso esclareceu que a funcionalidade principal do e-Título é a identificação do eleitor, e que isso estava sendo cumprido. As funções adicionais, justificativa e conferência de seção, é que foram prejudicadas.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho