Perseguição

Justiça da Bolívia anula ordem de prisão contra ex-presidente Evo Morales

Para juiz de La Paz, direito à defesa do ex-mandatário não foi respeitado; anúncio vem após vitória de Arce nas eleições

|
Álvaro Garcia Linera, Evo Morales e Luis Arce foram responsáveis por diminuir pela metade a extrema pobreza na Bolívia. - ContraInfo

O juiz Jorge Quino, do Tribunal Departamental de Justiça de La Paz, na Bolívia, anunciou nessa segunda-feira (26) a anulação de uma ordem de prisão contra o ex-presidente do país Evo Morales.

Em entrevista à emissora boliviana Unitel, Quino afirmou que acatou um pedido dos advogados do ex-mandatário e considerou que os direitos de Evo "foram desrespeitados, basicamente o direito à defesa, uma vez que o ex-presidente não foi devidamente convocado".

 

Morales, que está na Argentina em condição de asilo político após o golpe de Estado de novembro de 2019, era esperado para uma audiência em La Paz nesta terça-feira (27) para responder por supostos crimes de "sedição e terrorismo".

Segundo a defesa do ex-presidente, ele nunca foi notificado ou convocado para tal audiência.

Segundo o juiz que anulou o mandado de prisão, Evo "foi intimado por decreto", prática utilizada quando não se conhece o paradeiro do acusado, mas se considera que ele ainda estaria em território nacional. "Na verdade, os promotores e até a imprensa sabiam que ele já morava na Argentina", disse Quino.

:: Leia mais: "Recuperamos a democracia e a esperança", diz Luis Arce após contagem extraoficial ::

Wilfredo Chávez, um dos advogados de Morales, destacou que, apesar da decisão favorável, o ex-presidente ainda é alvo de "mais de uma dezena de outras acusações judiciais que fazem parte da perseguição judicial".

A decisão vem uma semana depois de Luis Arce, do partido Movimento ao Socialismo, ser eleito presidente da Bolívia. Arce é apoiado por Evo e conseguiu reverter nas urnas o golpe que retirou o MAS do poder.

As acusações contra Evo começaram ainda em 2019, após o golpe de Estado de novembro que forçou a renúncia do ex-presidente. Morales é acusado pelos crimes de "sedição e terrorismo", em processos que se baseiam em supostas ligações telefônicas que Evo teria feito durante sua estada no México pedindo a líderes políticos que realizassem sabotagens no país.

:: Leia também: Vitória na Bolívia é recado do continente aos EUA e expõe servilismo de Bolsonaro ::

Segundo a defesa, o ex-presidente é alvo do lawfare, quando a justiça é utilizada para perseguir adversários políticos.