Teatro

O espetáculo “Para Não Morrer” será exibido nas redes do Brasil de Fato Paraná

O monólogo apresenta temáticas femininas e feministas atreladas a questões histórico-políticas

Paraná |
O espetáculo "Para não Morrer" rendeu à Nena Inoue o Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz no Rio de Janeiro - Lidia Ueta

O espetáculo “Para Não Morrer”, com a atriz Nena Inoue, fará uma temporada on-line aberta e gratuita para o público nos dias 3, 4, 5, 11 e 12 de setembro, sempre às 20h. No dia 4 de setembro, também às 20h, a live será na página de facebook do Brasil de Fato Paraná. Após a apresentação do monólogo, a atriz fará um bate-papo com a jornalista Ana Carolina Caldas. 

O espetáculo, visto por mais de 27 mil pessoas, rendeu a Nena o Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz no Rio de Janeiro, além do Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz em 2017. Em cena e online, Nena se transforma em uma mulher ancestral e onipresente, que se apropria da palavra e traz à memória várias personagens históricas: mulheres negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas. Mulheres de diferentes épocas e lugares, que foram violentadas, torturadas, assassinadas e esquecidas.

Outras 10 exibições fechadas e exclusivas serão realizadas para entidades e coletivos de apoio a mulheres, instituições, movimentos sociais, associações de professores e de classe, além do público feminino que se encontra em isolamento social mesmo antes da pandemia, como presidiárias e idosas em asilos. Todas as exibições online possuem tradução em Libras e serão seguidas de um debate ao vivo com o público.

O solo conta com dramaturgia de Francisco Mallmann a partir da obra “Mulheres”, do uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015). A encenação concebida por Nena tem direção de texto de Babaya e apresenta temáticas femininas e feministas atreladas a questões histórico-políticas, especialmente da América Latina.

Para que o público interessado possa se programar e ser avisado na data e horário da exibição, é necessário o cadastro gratuito neste link.

Também é possível assistir as exibições nas páginas:
03/09: Espaço Cênico - https://www.facebook.com/espacocenicocuritiba/
04/09: Jornal Brasil de Fato - https://www.facebook.com/brasildefato/
05/09: MST Nacional - https://www.facebook.com/MovimentoSemTerra/
11/09: Mães pela Diversidade - https://www.facebook.com/MaespelaDiversidade/
12/09: Bicicletaria Cultural - https://www.facebook.com/bicicletariacultural

Fonte: BdF Paraná

Edição: Gabriel Carriconde