O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou nesta semana uma campanha para arrecadação de doações para as cerca de 150 famílias despejadas do acampamento Antônio Nascimento, em Formosa (GO), a 80 quilômetros de Brasília. A ação, executada pela Polícia Militar de Goiás, cumpriu liminar de reintegração de posse solicitada pelo suposto proprietário da fazenda que as famílias ocuparam. Segundo o setor de comunicação do MST na região, agasalhos, alimentos e materiais de higiene são prioridades.
Entenda o caso
O município de Formosa é conhecido como “Berço das Águas”, por localizar-se em uma região de tríplice divisão de águas, porque três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul possuem nascentes no município: São Francisco, Tocantins/Araguaia e Paraná/Prata. Por conta desta característica, Formosa possui grande biodiversidade -- ameaçada por ações do agronegócio e de grileiros.
A área em questão estava improdutiva e havia sido grilada pelo proprietário, que a desmembrou em várias partes e as transferiu para "laranjas".
Com este despejo, o acampamento Antônio Nascimento tornou-se o segundo a ser expulso de uma área improdutiva em menos de um mês no Distrito Federal e Entorno desde o resultado das eleições. O primeiro, acampamento Dandara, sofreu reintegração de posse e ocupava uma área que possuía cerca de 400 hectares grilados.
Nos dois casos, as famílias foram deslocadas para um assentamento próximo, e o MST assumiu os cuidados de acompanhamento e organização das famílias.
Confira abaixo a lista de itens prioritários para doação, divulgada pelo MST:
Alimentos
Arroz, feijão, açúcar, café, óleo, sal, macarrão, biscoito de sal, biscoito doce, farinha de trigo, farinha de mandioca, milharina, temperos em geral, leite, achocolatado e polvilho.
Materiais de higiene
Sabonete, shampoo (adulto e infantil), condicionador (adulto e infantil), pasta dental (adulto e infantil), escova de dente (adulto e infantil), absorvente, fralda descartável M, G e GG, escova de dente (adulto e infantil), escova de lavar roupa e desodorante.
Os itens podem ser encaminhados para o seguinte endereço: SCLRN 712 Norte, Bloco E, entrada 10, AP 202, Asa Norte, CEP 70760515, Brasília-DF.
Edição: Daniel Giovanaz