Ao completar 15 anos de existência neste ano, o Seminário Internacional do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (INCT- InEAC – UFF) chega em sua 11ª edição evidenciando o debate sobre as redes, contribuições e diálogos de pesquisas nacionais e internacionais, com temáticas que se relacionam principalmente com a segurança pública, o racismo, a atuação das polícias e os ilegalismos.
Leia também: O que o filme "Notícias de uma guerra particular" evidencia sobre a segurança pública 25 anos depois?
O evento acontece entre os próximos dias 7 e 8 de novembro, na modalidade online, e 11 a 14 de novembro, na modalidade presencial, no auditório do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC), localizado no Campus do Valonguinho da UFF, na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A primeira parte da programação, nos dias 7 e 8 de novembro, é reservada para a apresentação dos pesquisadores que inscreveram suas pesquisas nos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos. As discussões acontecem apenas de maneira online e não terão transmissão ao vivo.
A segunda parte da programação acontece de forma presencial, entre os dias 11 e 14 de novembro. No cronograma estão agendados sete mesas temáticas, duas oficinas e um espaço para lançamento de livros.
Segundo os organizadores, para acompanhar como ouvinte, basta acessar a área "inscrição para ouvintes" na página inicial do site do evento e preencher o formulário. As atividades presenciais terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do INCT-InEAC (https://youtube.com/InEAC) e interpretação de LIBRAS.
Histórico
Os Seminários Internacionais do INCT-InEAC acontecem há 15 anos na UFF, consolidando a produção e divulgação científica de uma rede internacional e multidisciplinar de pesquisadores formados - e em formação - nas áreas de Antropologia, Direito, Sociologia, Segurança Pública, História e Comunicação Social. O foco das pesquisas são trabalhos etnográficos que tratam sobre conflitos e suas variadas formas de administração.
Desde 2009, o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (INCT- InEAC - UFF) se institucionalizou como um INCT, programa bem sucedido e inovador desenvolvido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e financiado pelo CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A partir deste importante projeto, foi possível fortalecer e aumentar consideravelmente a articulação da uma rede multidisciplinar nacional e internacional de pesquisadores e de instituições de ensino, pesquisa e extensão.
Integram o INCT-InEAC instituições, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, RR, RS, SC e MS) e do Distrito Federal, e de outros oito países além do Brasil (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos e Portugal, Suíça, Peru e México).
Coordenado pelo antropólogo Roberto Kant de Lima (UFF) e tendo como vice-coordenador o antropólogo Paulo Gabriel Pinto (UFF), o INCT-InEAC incorpora mais de 100 pesquisadores e aproximadamente 200 pesquisadores em formação, reunidos em 32 subprojetos e três linhas de pesquisa e desenvolvimento.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse