Rio de Janeiro

Em pauta

Antropóloga debate “Realidades indígenas, Utopias brancas” na UFF nesta quarta (30)

Na palestra, Alcida Ramos trata sobre os desafios dos contrastes entre perspectivas ocidentais e indígenas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Alcida é professora titular e emérita da Universidade de Brasília (UnB), com longo histórico de pesquisas entre os Sanöma - Divulgação/ UnB

A antropóloga Alcida Rita Ramos vai ministrar a palestra “Realidades indígenas, Utopias brancas” na próxima quarta-feira (30), a partir das 14h, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Leia também: Governo Federal assina portaria de demarcação de sete terras indígenas em São Paulo

Na palestra, a pesquisadora trata sobre os desafios para a análise dos contrastes entre as perspectivas ocidentais e indígenas frente aos conflitos decorrentes da devastação dos territórios brasileiros nos últimos períodos. 

Alcida é professora titular e emérita da Universidade de Brasília (UnB), com longo histórico de pesquisas entre os Sanöma, parte do povo Yanomami. Atuante há pelo menos seis décadas, empenha também energia na defesa dos povos indígenas.

A palestra marca a primeira visita da pesquisadora à UFF, instituição que absorveu a Faculdade Fluminense Filosofia, onde a mesma se formou em Geografia, em 1959.

A atividade é uma iniciativa do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC-UFF), em parceria com os programas de pós-graduação em Antropologia, em Justiça e Segurança e em Sociologia e Direito.

Serviço

Local: Auditório do Bloco O, Campus Gragoatá, UFF

Data: Quarta-feira (30), às 14h.

Edição: Mariana Pitasse