Resultados

PL elege maior número de vereadores em capitais e terá a maior bancada em cinco delas

Entre partidos progressistas, PT e PSB se destacaram em relação dominada pelo centrão

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL - Foto: Agência Brasil

Levantamento feito pelo Brasil de Fato mostra que, nas eleições municipais deste ano, o PL foi o partido que elegeu mais vereadores nas 26 capitais brasileiras, com 94 parlamentares eleitos.

Ao todo, 833 vereadores foram eleitos para ocupar as Câmaras Municipais das capitais. Os partidos do denominado "centrão" da política brasileira, PSD (73), PP (69), MDB (69) e União Brasil (68), fecham o grupo das cinco legendas que mais elegeram vereadores nesses municípios.

O PL é também o partido com maior bancada em mais capitais. A legenda terá a maioria dos vereadores em Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Maceió (AL).

União Brasil, PSB e MDB terão a maioria dos vereadores em quatro capitais brasileiras, cada um deles. PT, Republicanos e PSD terão a maior bancada em três Câmaras Municipais.

O PP e o Republicanos são os partidos com maior presença nas capitais brasileiras. O primeiro só não elegeu vereadores em Florianópolis. O segundo, em Maceió (AL) e Aracaju (SE).

O PT não elegeu parlamentares em apenas três: Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). Assim como o PL, que não terá parlamentares também em Boa Vista, Macapá (AP) e São Luís (MA).

Progressistas

PT e PSB dominam o cenário entre os partidos progressistas. Os petistas elegeram 61 vereadores nas 26 capitais brasileiras e aparece em sexto no levantamento do Brasil de Fato.

Em 16 capitais brasileiras, 47 vereadores do PSB foram eleitos. Em Porto Alegre (RS), Florianópolis, Belo Horizonte, Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista, Macapá e Natal (RN), os socialistas não conseguiram eleger parlamentares.

O Psol elegeu 34 vereadores em 14 capitais, com especial concentração no Sudeste, onde os psolistas conseguiram eleger 23 parlamentares para essas Câmaras Municipais. Em Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Rio Branco, Manaus (AM), Porto Velho, Boa Vista, Palmas, São Luís, Teresina (PI), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), o partido não elegeu vereadores.

O PDT terá vereadores eleitos em 17 capitais. Ao todo, o partido elegeu 37 vereadores. O PCdoB, partido tradicional da política brasileira, elegeu apenas oito vereadores, que estão distribuídos em seis capitais.

Confira a relação completa:
 

Partido Vereadores eleitos nas capitais
   
PL 94
PSD 73
PP 69
MDB 69
UB 68
PT 61
Republicanos 59
PSB 47
Pode 45
PDT 37
Psol 34
PSDB 30
PRD 27
Avante 22
Solidariedade 18
PV 16
Novo 13
DC 11
Agir 10
PCdoB 8
Cidadania 6
Rede 5
Mobiliza 4
PRTB 4
PMB 3
  833

Edição: Martina Medina