DIREITOS HUMANOS

Projeto alimenta mais de 2 mil pessoas em situação de rua em Curitiba

Centro Cultural Núcleo Periférico oferece atendimento psicológico, jurídico, social e formação cultural e profissional

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Núcleo tem 10 anos de atuação, mas somente em 2022 conseguiu alugar sua sede para ampliar as ações - Foto: Reprodução/ Mandato Renato Freitas

O Centro Cultural Núcleo Periférico, em operação desde 2013 em Curitiba, desenvolve assistência social e capacitação profissional para pessoas em situação de rua, egressos do sistema penitenciário, dependentes químicos, imigrantes e mulheres vítimas de violência. Idealizado pelo deputado estadual Renato Freitas (PT), o projeto alimenta atualmente mais de duas mil pessoas semanalmente com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

"O Núcleo tem dez anos de atuação, mas somente em 2022 conseguimos alugar nossa sede para atender mais pessoas e ampliar nossas ações. Levantar os que estão caídos é o principal lema do nosso time. Nós reafirmamos esse compromisso com muito esforço para manter as portas abertas para todos que precisam", afirmou Renato Freitas.


O Núcleo Periférico alimenta mais de duas mil pessoas semanalmente. / Foto: Reprodução/ Mandato Renato Freitas

Localizada na Alameda Dr. Muricy, no centro de Curitiba, a sede do Núcleo funciona durante a semana, das 8h às 18h, e aos sábados das 14h às 18h. Além da alimentação, oferece estrutura para banho e doação de roupas. As pessoas que procuram o Núcleo podem receber apoio jurídico, psicológico e de assistência social para acessar direitos básicos de moradia, saúde, educação e trabalho.

A capacitação profissional também é uma prioridade. O Núcleo oferece cursos de costura, barbearia, panificação e serigrafia, além de oficinas culturais de capoeira, cinema, teatro, desenho e break.

A Padaria do Núcleo, que produz 150 kg de pães por semana, realiza doações em comunidades periféricas como a Favela da Shalon, Vila Leonice e Vila Nemari. Para manter a distribuição de marmitas, o Núcleo está expandindo sua cozinha comunitária, investindo na construção de uma cozinha na Ocupação Nova Esperança, no CIC, e apoiando a ampliação de uma cozinha comunitária em Cascavel.


As pessoas que procuram o Núcleo podem receber também apoio jurídico, psicológico e de assistência social. / Foto: Reprodução/ Mandato Renato Freitas

Na última semana, o Núcleo Periférico lançou uma campanha para arrecadar doações para o projeto, que funciona integralmente a partir da contribuição de apoiadores. As doações podem ser feitas pelo link: https://apoia.se/nucleoperiferico ou via pix: [email protected].

"Apoiando o Núcleo Periférico você contribui no recomeço da caminhada de muitas pessoas. Esse é um projeto que realmente salva vidas e tem um olhar atencioso e acolhedor para as pessoas marginalizadas pela sociedade", destacou a coordenadora do projeto, a assistente social Juliana Pains.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Mayala Fernandes