O fracasso da tentativa de golpe de Estado na Bolívia foi resultado direto da participação popular e tem potencial de reunificar a esquerda no país. As afirmações foram feitas pelo comunicador e militante do partido Movimento ao Socialismo (MAS), Kevin Anibarro Guerrero.
Em entrevista ao programa Central do Brasil ele relatou que, um dia após a tentativa de derrubada do governo de Luís Arce, a situação do país é tranquila e o movimento golpista foi derrotado.
"Atualmente, na Bolívia, não há cenário para golpe. [A tentativa] foi uma surpresa para toda a Bolívia. Imediatamente o presidente e ministros começaram a denunciar movimentos irregulares. Evo Morales, apesar do contexto interno dentro do partido, também fez uma denúncia sobre a intenção de golpe."
Após presidente trocar cúpula militar e povo ir às ruas, golpistas recuam na Bolívia
Apesar de fazerem parte da mesma legenda, Arce e Evo vivem embates políticos públicos desde o ano passado. O foco do desentendimento é a disputa eleitoral do ano que vem e a hegemonia dentro do partido.
Anibarro considera que a tentativa de golpe pode dirimir o conflito e trazer mais unidade, não só ao MAS.
“Muitas pessoas, militantes e movimentos foram à Plaza Murillo defender a democracia. Acho que, daqui por diante, teremos um contexto de unidade. Não só para o MAS, mas também para os bolivianos. Muitos atores políticos denunciaram o golpe.”
Durante a entrevista, o militante também falou sobre os interesses internacionais, principalmente dos Estados Unidos, nos recursos naturais da Bolívia. O país tem a maior reserva de lítio do mundo, metal precioso em temos de transição energética.
E tem mais!
Lojas Americanas
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27) uma operação contra as fraudes nas Lojas Americanas. Mandados de prisão foram expedidos contra dois ex-diretores da empresa considerados foragidos pela Justiça. A investigação apura supostos crimes de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Putin e Kim Jong-un
O que a aproximação entre Rússia e Coreia do Norte significa na atual configuração mundial? O presidente russo, Vladimir Putin, visitou Pyongyang na última semana e marcou o avanço na estratégia de Moscou de aproximação com o Sul Global.
O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.
Edição: Lucas Estanislau