América do Sul

Governo brasileiro condena 'nos mais firmes termos a tentativa de golpe' na Bolívia

Em nota, Ministério das Relações Exteriores anunciou que estará 'em interlocução com as autoridades legítimas bolivianas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Presidente boliviano, Luis Arce, cara a cara com o líder da tentativa de golpe militar na Bolívia, nas portas do Palácio Presidencial - https://x.com/kennardmatt/status/1806066459002679641/photo/1

O Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro divulgou uma nota condenando a tentativa de golpe na Bolívia, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), em La Paz, capital boliviana.

“O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”, diz a nota.

Ainda em sua manifestação, o governo brasileiro manifestou “seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região.”

Por volta de 15h, o exército boliviano, comandado pelo general Juan José Zuñiga, colocou suas tropas em frente à sede do governo federal, em La Paz, capital do país. Em seguida, Arce foi ao X e anunciou que manobra era irregular.

Ato contínuo, também no X, o ex-presidente Evo Morales foi mais contundente e denunciou o golpe. “Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia frente ao golpe de Estado que é gestado e liderado pelo comandante do Exército, general Juan José Zuñiga.”

Edição: Lucas Estanislau