O presidente da República Dominicana, Luis Abinader, venceu as eleições realizadas neste domingo (19) com mais de 57% dos votos, de acordo com os resultados oficiais preliminares divulgados na madrugada desta segunda-feira pela Junta Central Eleitoral (JCE), e deve assumir um novo mandato de quatro anos.
Com 90,5% das seções eleitorais apuradas, Abinader, que concorreu pelo Partido Revolucionário Moderno (PRM), obteve 2.254.961 de votos. Na sequência aparecem o ex-presidente Leonel Fernández, do partido Força do Povo, com 28,8% (1.131.649 de votos), e o prefeito de Santiago de los Caballeros, Abel Martínez, do Partido de Libertação Dominicana (PLD), com 10% (406.014 votos). Outros seis candidatos obtiveram resultados residuais.
A votação deste domingo transcorreu em ambiente de tranquilidade e quase sem incidentes, segundo as autoridades. Em uma mensagem ao país no final das eleições, a JCE destacou a alta participação eleitoral dos dominicanos.
Após a vitória, Abinader agradeceu a participação dos eleitores e disse que o país "escreveu hoje uma página de avanço democrático e os resultados falam por si só". "Assumo a confiança que recebi e a obrigação de não decepcioná-la. Não vou falhar. E acima de qualquer sentimento partidário está minha lealdade e orgulho e meu compromisso é com o povo dominicano", disse.
O presidente reeleito ainda garantiu que respeitará a Constituição e não voltará a se candidatar. "Esta vitória eleitoral, no meu caso, será a última, porque respeitarei os limites na Constituição. Não voltarei a ser candidato. É minha palavra, é meu compromisso e será parte do meu legado à República Dominicana."
Abinader ficou conhecido por seu tratamento conservador em relação à migração, principalmente do vizinho Haiti, que vive uma grave crise humanitária e política. Desde que chegou ao poder, o presidente aumentou as operações de imigração que multiplicou as deportações e construiu um muro em parte da fronteira com o Haiti.
A oposição reconheceu o triunfo de Abidaner, O ex-presidente Leonel Fernández disse que falou pelo telefone com o presidente reeleito "para reconhecer sua vitória eleitoral e desejar-lhe sucesso em sua gestão".
Já Abel Martínez emitiu um comunicado desejando boa sorte a Abinader. "Estaremos atentos e vigilantes ao governo. Faremos uma oposição crítica e corajosa", disse.
Reações externas
Nas primeiras horas desta segunda-feira (20), o presidente reeleito recebeu mensagens de autoridades da Espanha e de vários países latino-americanos. O chanceler venezuelano, Yván Gil, emitiu um comunicado dizendo que a Venezuela "saúda o povo dominicano e suas instituições pela destacada participação na jornada eleitoral realizada neste domingo e felicita Luis Abinader por sua reeleição".
A Secretaria de Relações Exteriores do México também enviou mensagem ao presidente e disse que "continuará trabalhando para fortalecer a relação bilateral para benefício mútuo e da região".
Já o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, parabenizou Abinader "por sua reeleição para um segundo mandato presidencial em uma jornada eleitoral exemplar" e prometeu continuar "trabalhando para fortalecer a excelente relação bilateral com a República Dominicana".
*Com Telesur
Edição: Lucas Estanislau