ENTREVISTA

'O Estado é cúmplice do racismo religioso por omissão', diz Makota Celinha, coordenadora do Cenarab/MG

Nesta semana é celebrado o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Foto - - Sarah Torres/ALMG

Sancionado pelo presidente Lula (PT) em 2023, 21 de março é o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Mesmo com o reconhecimento da data, a realidade brasileira ainda é marcada pelo racismo religioso, que tem como consequência a discriminação e uma série de outras violências contra povos de religiões de matriz africana

Para Makota Celinha, iniciada há 33 anos no candomblé e coordenadora-geral do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (Cenarab) de Minas Gerais, é preciso ter maior empenho do Estado e da sociedade no combate ao racismo. 

"Ainda precisamos provar em praça pública que nossas vidas importam e que nós temos direito às nossas práticas e tradições", afirma. 

Confira a entrevista completa:

Brasil de Fato MG: Qual é o significado do 21 de março para os povos de religiões de matriz africana? 

Makota Celinha: Essa data é uma ação afirmativa. Em um Estado extremamente racista e preconceituoso, nós ainda precisamos de datas como essas. Ainda não dá para, simplesmente, "deitar à sombra das árvores e tomar água de coco". Ainda precisamos provar em praça pública que nossas vidas importam e que temos direito às nossas práticas e tradições. 

É uma data importante porque ela serve para essa afirmação, em um contexto de luta contra o racismo. No Brasil, nós temos uma crescente de racismo, de ódio, de intolerâncias e de preconceitos. Há um acirramento nesse quadro. Então, o 21 de março ainda é um dia fundamental para a gente. 

Como o racismo religioso se expressa?

Das formas mais corriqueiras possíveis. No fato de nossos terreiros serem depredados, de ligarmos a televisão e ver as igrejas neopentecostais satanizando as religiões de matriz africana, quando o vizinho ao lado se incomoda com o cheiro do terreiro. 

As formas como o racismo se expressa são as mais diversas, ainda hoje. Isso quando não temos ameaças físicas. Recentemente, por exemplo, em Esmeraldas, nós tivemos um caso de violência física. O terreiro se estabeleceu naquele local fugindo de intolerância na cidade de Ribeirão das Neves. A mãe de santo adquiriu um imóvel em Esmeraldas e, no primeiro dia que ela chegou com a mudança eles foram violentados. 

Não é preciso uma arma de fogo para matar. A pessoa também morre quando sua subjetividade é atacada

Então, o racismo se expressa dessas formas. Você tem a forma subjetiva e a objetiva. A subjetiva são os olhares, quando saem da calçada onde você está, quando te olham atravessado, como se você fosse algo de outro mundo, por exemplo. E, todas elas ferem mortalmente a nossa subjetividade e os nossos direitos como cidadãos. Não importa como o racismo se expressa, da forma que for, ele será violento. 

Na sua avaliação, qual é o papel do Estado para enfrentar esse cenário?

Nós precisamos responsabilizar o Estado brasileiro. O Estado brasileiro é cúmplice do racismo, a partir do momento em que ele não se coloca de forma categórica contra o racismo religioso. Não basta criarmos datas, não basta criarmos feriados, não basta sairmos em defesa. É preciso ser mais contundente no combate ao racismo. É preciso que o racista seja preso. Racismo é crime inafiançável e o Estado brasileiro tem que fazer cumprir sua própria lei. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Então, o Estado brasileiro é cúmplice, na medida em que se omite nos casos de racismo, nas violências cotidianas contra os corpos pretos, contra as religiões de matriz africana. Ele é cúmplice por omissão. A sociedade também é. Porque, a partir do momento em que a sociedade brasileira não assume a importância da laicidade e não assume um embate vigoroso contra o racismo, ela acaba sendo cúmplice.

Como a sociedade pode contribuir para o enfrentamento ao racismo religioso?

É preciso ser mais contundente nos processos de denúncia do racismo. Porque o racismo mata, ele fere. Não é preciso uma arma de fogo para matar. A pessoa também morre quando sua subjetividade é atacada, quando é tirado o prazer de ser quem ela é , quando é tirado o direito às suas práticas religiosas. De alguma forma, aquela vida morre. 

É muito importante que tenhamos responsabilidade com todas as vidas e que saibamos que o corpo do outro é extensão do meu corpo. A partir do momento em que eu tomar essa posição de respeitar o corpo do outro, eu passo a respeitar sua dignidade, seu direito de ir e vir, seu direito a suas práticas, sua cultura e sua tradição. Não basta não se racista, é preciso se antirracista, ter uma conduta social antirracista: ajudar na denúncia, na punição e a construir um novo mundo. Porque todos nós podemos mudar o mundo, basta querer. 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes