EM NOME DE DEUS

Bolsonarismo busca sobrevida política ao reforçar o populismo religioso

Bolsonaro apostou na estética evangélica durante manifestação em São Paulo e tenta manter coesa base conservadora

Brasil de Fato | Recife(PE) |
Apoiadores de Bolsonaro vestiam camisa da seleção e levavam consigo símbolos religiosos - Lucas Martins (@lucasport01 )

A manifestação em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último domingo(25), em São Paulo, reforçou a tática política adotada pela extrema direita no Brasil do chamado populismo religioso e demonstrou que o bolsonarismo busca sobrevida eleitoral alimentando a base cristã. O ato serviu para manter os apoiadores ligados ao conservadorismo nacional coesos e apontar o tom da disputa política nas eleições municipais. 

A manifestação, convocada logo após o cerco da Polícia Federal ao ex-presidente, contou com a presença de quatro governadores, deputados e prefeitos, além dos pastores Magno Malta (que também é senador pelo Espírito Santo) e Silas Malafaia, este último apontado como um dos financiadores.

Acuado pelas investigações da PF e pela inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro saiu em sua própria defesa, tentou suavizar o seu comportamento anterior e sugeriu passar uma borracha no passado.

No lugar dos ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal e as demais instituições da república, um apelo à anistia aos envolvidos no oito de janeiro e a defesa do Estado Democrático de Direito.

O ato na Avenida Paulista acabou tomado pela estética religiosa, com repetidas citações bíblicas, louvor cristão como trilha sonora e discurso de dois pastores evangélicos. 

"Não está ali colocada uma crítica à economia lá do Haddad, não tem questões de educação, saúde, tudo. Todo discurso ali está de alguma maneira vinculado à narrativa fundamentalista", explicou Delana Corazza, pesquisadora do Instituto Tricontinental que estuda os evangélicos e trabalho de base.

Coube ao governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recuperar supostos feitos do governo Bolsonaro e aproximar, minimamente, o evento de algo mais materialista e laico.

"O que nós percebemos do populismo religioso é o acionamento de símbolos, de formas, de performances, especialmente de ruas, de manifestações das lideranças nas mídias e em espaços públicos, e que atendam, não exclusivamente, ao público religioso, mas que atendam ao público maior com características de uma religiosidade que beira o fanatismo", descreve a pesquisadora Magali Cunha.

Ao colocar Deus no centro do discurso, Bolsonaro revela que o eixo fundamentalista ainda é sua principal base eleitoral, o ponto de fôlego da sua narrativa e que expoentes desse fundamentalismo, como o pastor Silas Malafaia, permanecem como financiadores e artífices da extrema direita no país. 

A fé no centro da narrativa 

Já passava das 15h do último domingo (25) quando Michelle Bolsonaro começou a discursar no ato em defesa do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para um público vestido com a camisa da seleção brasileira, ela fez um discurso repleto de símbolos religiosos. Emocionada, gritou "glória a Deus" diversas vezes, mencionou que Bolsonaro havia sido escolhido para governar o país e conclamou os religiosos a se envolverem com a política.

Michelle Bolsonaro trazia estampado no peito um pedido muito comum entre religiosos: "Ore pelo Brasil'. A ex-primeira-dama, segundo pesquisadores ouvidos pelo Brasil de Fato, é a personagem que representa com mais autenticidade a estética evangélica. Ela vive, de fato, a experiência religiosa que manifesta ao grande público e utiliza uma linguagem facilmente absorvida pela maioria da população periférica e evangélica, em especial as mulheres. 

"Sim, por um bom tempo nós fomos negligentes a ponto de falarmos que não poderíamos misturar política com religião e o mal ocupou o espaço", afirmou a ex-primeira-dama. 

"O peso da fala dela é que essa disputa é central hoje com a população. É muito bem utilizada pela Michelle. Ela tem o estereótipo, ela tem a estética crente, né? Ela se movimenta, ela gesticula, ela está a todo momento olhando pro céu, se emociona. É um culto pentecostal", explicou Delana Corazza. 

"Ela está falando de um período contemporâneo, um período presente, em que, nessa consideração, e que é compartilhada por algumas figuras do universo evangélico, é preciso uma presença mais forte, uma interferência maior, para que o Brasil seja definitivamente um Brasil que se renda ao governo de Deus", aponta Magali Cunha.
 


Apoiadores de Bolsonaro usam bandeira de Israel durante ato na Avenida Paulista / Lucas Martins (@lucasport01)

Israel e o sionismo cristão

A defesa do Estado de Israel foi um dos principais temas da manifestação e demonstra que o populismo religioso no Brasil tem uma articulação internacional. Bolsonaro e seus apoiadores tremulavam, ao longo do ato, a bandeira israelense, o que denota a aliança do bolsonarismo com o chamado sionismo cristão, grupo de cristãos evangélicos que apoia o fortalecimento do Estado de Israel. 

Na semana anterior ao ato, repercutiu a declaração do presidente Lula da Silva condenando o massacre de Israel contra o povo palestino e pedindo o imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza. O posicionamento crítico do petista instantaneamente reforçou a postura pró-Israel do bolsonarismo e da extrema direita no Brasil, que historicamente tem uma conexão com o sionismo.

"O sionismo cristão acredita que é na constituição, fortalecimento e sedimentação do Estado judeu, do Estado de Israel que estaria se cumprindo a promessa de Deus. Seria uma das fases importantes para a volta do reinado de Deus no mundo. É por isso que, embora pareça estranho, aquela frase daquela senhora, que falou que Israel também é cristão, é porque o sionismo cristão opera nessa linguagem, de que os dois, embora mantenham uma certa diferença, estão de mãos dadas diante do Projeto Divino", explicou Caio César Marçal, cientista social e teólogo. 

"Acho que é fundamental que a gente compreenda que o uso dessa linguagem é mais um signo importante e que unifica o conservadorismo religioso. A gente sabe que o sionismo também tem todo um viés racial, racializado, que trata o diferente como o seu inimigo. Essa linguagem é de um discurso conservador que mantém as estruturas contra as minorias, e aqui a minoria são todos aqueles que são contra a igreja e contra Israel - nesse caso atual, os palestinos", completa.


A presença de símbolos religiosos confirma a aposta do bolsonarismo na base conservadora cristã / Lucas Martins (@lucasport01 )

Alerta para a esquerda

O ato não contou com maioria evangélica entre os manifestantes. Segundo estudo da Universidade de São Paulo, apenas 29% das pessoas presentes se declaravam evangélicas. A maioria, formada por homens  brancos  e  “muito conservadores”, ainda se denominava católica. 

Os pesquisadores atentam para um ajuste no discurso bolsonarista, quando seus principais atores preferem declarar-se cristãos e não exatamente evangélicos. 

Além disso, há o entendimento de que a manifestação do último domingo, em São Paulo, não é um movimento desprezível e demonstra que a extrema direita tem um projeto de poder, consegue articular ações de massa no país e impõe uma desafio para as organizações progressistas e de esquerda: refinar o diálogo com a população evangélica.

"A extrema direita aprendeu a mobilizar essa linguagem, ela entendeu que essa linguagem é importante e basicamente também  entendeu as mudanças sociais que acontecem no Brasil. Qual é a grande mudança social no Brasil dos últimos 40 anos? O crescimento exponencial dos evangélicos", descreve o cientista social Caio César Marçal, sobre o uso político que o bolsonarismo faz do populismo religioso. 

"A coesão da extrema direita está vinculada ao discurso religioso, ao debate religioso. Talvez esse ato possa nos ensinar que a gente tem muito trabalho, que o bolsonarismo está forte, que o bolsonarismo é mediado por esse discurso, que é uma linguagem que a gente tem que se apropriar. A gente tem que deixar de ridicularizar e se apropriar", conclui Delana Corazza
 

Edição: Matheus Alves de Almeida