Dos 13 governadores bolsonaristas eleitos em 2022, apenas quatro compareceram ao ato deste domingo (25), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os aliados presentes na capital paulista são Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (PL) e Tarcísio de Freitas (SP).
Os nove governadores bolsonaristas que não compareceram à manifestação para demonstrar apoio ao ex-presidente são Cláudio Castro (RJ), Ratinho Jr (PR), Mauro Mendes (MT), Wanderley Barbosa (TO), Gladson Camelli (AC), Antonio Denarium (RR), Ibanêis Rocha (DF), Wilson Lima (AM), Marcos Rocha (RO) e Eduardo Riedel (MS).
Tarcísio de Freitas (Republicanos), que abrigou Bolsonaro e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro na residência oficial do governador de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, falou em nome dos quatro mandatários que estão no ato.
“Nós estamos aqui para celebrar o verde e amarelo, o amor ao nosso país e celebrar o Estado Democrático de Direito. Temos aqui o desafio da representatividade, que só será vencido com liberdade, liberdade de expressão, de pensamento e de manifestação, sem nenhum tipo de censura”, disse Freitas.
Em seu discurso, Freitas, que tem dificuldade de explicar à base bolsonarista a boa relação que mantém com o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamou Bolsonaro de “amigo.”
“Você não é uma pessoa, não é um CPF, você representa um movimento, representa todos eles que descobriram que vale a pena brigar pela família, pela pátria e pela liberdade. Muito obrigado, Bolsonaro”, encerrou o governador paulista.
Edição: Geisa Marques