Ajuda à África

Brasil doa filtro e alimentos do MST a refugiados da África

Foram entregues 65 purificadores de água e 8 toneladas de comida para refugiados da Etiópia

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Janja Lula da Silva entrega doação do governo brasileiro a refugiados da Etiópia - Cláudio Kbene/Divulgação

O governo federal, através da Agência Brasileira da Cooperação (ABC), entregou neste sábado (17) doações para a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) na Etiópia, país visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste final de semana.

Foram entregues 65 purificadores de água portáteis, cada um com capacidade para purificar 5.600 litros de água por dia; 10 toneladas de alimentos nutritivos desidratados; 4 toneladas de arroz e 4 toneladas de leite em pó produzidos e doados pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

:: Lula critica direita racista e defende reaproximação com África: 'temos dívida histórica' ::

As doações foram articuladas pela primeira dama Janja Lula da Silva. Serão destinadas a campos de refugiados na região de Gambela, na Etiópia, que acolhe mais de 385 mil refugiados.
 
Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) já identificou 18 “hotspots” para a fome onde se prevê a deterioração da segurança alimentar, incluindo a própria Etiópia, Sudão e Sudão do Sul.

Visando combater o problema, durante a presidência do Brasil no G20, será criada uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a ser articulada durante todo o ano de 2024 e lançada na Cúpula de Chefes de Estado e de Governo no Rio de Janeiro, em novembro.

:: Na Etiópia, Lula discute aumento do comércio, segurança alimentar e participa da Cúpula da União Africana ::
 
Janja Lula da Silva integra a comitiva que acompanha o presidente Lula em visita de Estado a Etiópia. O Brasil também participa em Adis Abeba como convidado de honra da 37ª Cúpula da União Africana, na qual o Presidente Lula discursou na abertura.

 

Edição: Raquel Setz