Ativismo

Inscrições para o Prêmio Megafone de Ativismo são prorrogadas até este sábado

Premiação homenageia destaques da luta popular nos temas que mais movimentam a sociedade brasileira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Troféu Megafone é feito de pedaços de microplástico reutilizado - Prêmio Megafone/Divulgação

A terceira edição do Prêmio Megafone de Ativismo as inscrições até este sábado, (10). A informação foi confirmada pela assessoria do projeto ao Brasil de Fato nesta sexta-feira, (9). Projetos do Brasil todo podem participar. A homenagem vai agraciar as iniciativas com impacto regional e nacional que mais se destacaram em 2023. 

No ano passado, quando foram escolhidas as ações de 2022, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a líder indígena e ativista Txai Suruí foram os grandes destaques.

Marina Silva foi reconhecida pela trajetória de luta em defesa do meio ambiente com o Prêmio do Juri. Txai Suruí levou o Megafone do Ano, como ativista que mais se destacou em 2022.  

A expectativa deste ano é de que o tema ambiental continue presente e que ações sobre as mudanças climáticas sigam na pauta principal. O debate esteve muito presente na sociedade em 2023, ano em que o Brasil protagonizou debates na Conferência Global do Clima, a COP 28 e sentiu na pele os efeitos da crise climática. 

Primeira e única premiação do ativismo brasileiro, o Megafone agracia ações em 14 categorias, em formato presencial, como ocupações e manifestações, arte de rua, documentários, fotografias, cartazes, músicas, perfis nas redes sociais, reportagens e jovens ativistas. Apenas o Prêmio Magafone do Ano e o Prêmio do Juri não recebem inscrições. 

O corpo de jurados e juradas é escolhido pelas organizações que compõem a Coalizão Megafone, que realiza a premiação. Na lista estão Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF Brasil, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo, Associação Intercultural de Hip-Hop Urbano da Amazônia (AIHHUAM), Hivos Brasil e o programa Vozes Pela Ação Climática Justa (VAC). 

As inscrições são de graça e podem ser feitas no site https://www.megafoneativismo.org.

Edição: Matheus Alves de Almeida