Crime

Ministério da Justiça determina que PF investigue ameaças de morte contra Lula

“As redes sociais não são e não serão um terreno de incentivo a crimes contra as autoridades”, disse Ricardo Cappelli

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Presidente Lula da Silva durante cerimônia do Minha Casa, Minha Vida, em São Paulo - Ricardo Stuckert/PR

O Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu que a Polícia Federal investigue uma suposta “vaquinha” organizada por usuários do X (antigo Twitter) para a compra de um “rifle de precisão” que seria utilizado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, em sua conta pessoal no X: “Estou encaminhando hoje à Polícia Federal determinação para que apure ameaça feita ao presidente Lula nas redes sociais fazendo alusão a ‘rifle de precisão’ e ‘vaquinha para tal’. As redes sociais não são e não serão um terreno de incentivo a crimes contra as autoridades.”

Cappelli e o Ministério da Justiça e Segurança Pública não divulgaram mais informações sobre a possível “vaquinha” e também não informou os dados do autor das mensagens ameaçadoras.

Ameaças e invasão de perfil 

Em janeiro deste ano, um homem foi preso em Roraima por conta de uma publicação nas redes sociais. Na ocasião, ele disse que “seria a hora de colocar a bala na cabeça dele”, em referência a Lula, que faria uma visita ao estado.

No Pará, em agosto deste ano, um fazendeiro foi preso. De acordo com a Polícia Federal, havia denúncias de que o homem estaria planejando um atentado contra Lula, que também passaria pelo estado.

No dia 11 de dezembro, um adolescente de 17 anos invadiu o perfil da primeira-dama Janja da Silva no X  e fez mais de 30 publicações ofensivas. Em depoimento, o jovem admitiu que encontrou as informações do e-mail e da senha por meio de vazamento de dados na internet.

Edição: Rebeca Cavalcante