O porta-voz do braço militar do Hamas nas Brigadas Al-Qassam, Abu Ubaida, declarou nesta terça-feira (13) que o grupo está pronto para libertar até 70 reféns israelenses em troca de uma trégua de 5 dias no conflito.
De acordo com ele, o Qatar estava trabalhando para garantir um intercâmbio entre o grupo e Israel que incluiria a libertação de 200 crianças palestinas e 75 mulheres das prisões israelenses em troca de 50 a 70 reféns - todos mulheres e crianças. A contrapartida exigida pela organização palestina é um cessar-fogo de cinco dias.
"O inimigo exigiu a libertação de 100 mulheres e crianças mantidas reféns em Gaza. Dissemos aos mediadores que poderíamos libertar 50 mulheres e crianças durante a trégua de cinco dias, o número poderia eventualmente chegar a 70", disse Abu Ubaida, destacando que há uma "complexidade na busca de reféns que estão detidos por diferentes unidades e serviços". A informação foi divulgada pela rede Al Jazeera.
De acordo com o porta-voz, a trégua alcançada deveria incluir "um cessar-fogo e permitir a chegada de ajuda humanitária". "Mas o inimigo ainda está hesitante em relação a esta proposta", acrescentou.
Israel alega que Hamas perdeu o controle sobre Gaza
Anteriormente, no mesmo dia, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, por sua vez, declarou que o grupo Hamas "perdeu o controle de Gaza". Ele afirmou que o Hamas não tem poder para deter os militares de Israel, destacando que as forças israelenses intensificaram as operações contra os túneis do Hamas em Gaza.
"O Hamas perdeu o controle de Gaza. Os terroristas estão fugindo para o sul, os civis estão a saquear as bases do Hamas", disse ele, sem fornecer evidências concretas .
Gallant disse que "a cada dia Israel mata mais comandantes e combatentes do Hamas", acrescentando que o exército de Israel continua a operar "no coração da Cidade de Gaza".
De acordo com o jornal israelense Haaretz, Galant também disse que "nos últimos dias, [Israel] começou a realizar operações mais ativas contra os túneis [do Hamas]".
Ao mesmo tempo, veículos de comunicação israelenses publicaram uma foto de soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) posando com uma bandeira israelense no Conselho Legislativo Palestino na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.
A foto também foi publicada na página oficial do Facebook da 1ª Brigada de Infantaria Golani, cujas tropas participam da operação em Gaza.
O Conselho Legislativo Palestiniano em Gaza estava sob o controle do Hamas desde de 2007, quando o grupo ganhou o poder na região.
Edição: Leandro Melito