Atualização

Prefeito de SP diz que escolas estão com energia para provas do Enem; Enel não confirma números

Temporal que atingiu cidade afetou fornecimento em 84 locais de prova, segundo Ricardo Nunes

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Temporal que caiu sobre São Paulo deixou rastro com pessoas mortas, árvores caídas e outros estragos - Rovena Rosa/ Agência Brasil

Após o temporal que abateu São Paulo na sexta (3), as 84 unidades de ensino que irão sediar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5) e que estavam sem energia já estão com fornecimento recuperado. A informação foi divulgada no final desta manhã pelo jornal O Globo e, segundo o veículo, foi fornecida pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O mandatário afirma que, para auxiliar a companhia no fornecimento elétrico, a prefeitura instalou 24 geradores em escolas que irão receber candidatos.

Os locais de prova atingidos se situam na capital e na Região Metropolitana. Foram solucionadas 14 pendências que restavam nas últimas horas, sendo 12 delas referentes a unidades que receberam geradores e duas que estariam com serviço elétrico em andamento. Ricardo Nunes disse ao jornal que a Enel não tinha geradores suficientes para todas essas unidades e que a gestão municipal forneceu 15 caminhões e 40 funcionários para atuarem no transporte e instalação dos equipamentos. “Algumas unidades tiveram a energia restabelecida durante a noite. Com isso, elas ficarão com gerador de reserva”, emendou, dizendo estar certo de que a aplicação dos exames deve ocorrer sem maiores problemas.

O Brasil de Fato procurou a Enel para confirmar as informações, mas a fornecedora não ratifica os números mencionados pelo prefeito. A reportagem questionou a empresa sobre quais unidades tiveram a energia restabelecida, quantos geradores foram enviados às escolas ao todo, quais pendências ainda há, se for o caso, e onde elas se localizam, mas a companhia evitou confirmar números.

Em uma nota enviada à redação, a Enel se resumiu a dizer que “equipes da companhia trabalharam durante toda a madrugada para garantir o fornecimento de energia a todas as escolas onde serão aplicadas a prova do Enem na área de concessão. Todas as escolas estão com fornecimento de energia garantido, sendo a maioria delas conectadas à rede da distribuidora diretamente e algumas com geradores. Os equipamentos cedidos pela  Enel e pela Prefeitura de SP foram deslocados e instalados como reforço adicional em alguns locais para garantir a realização dos exames”.

Ao todo, 590.770 pessoas estão inscritas para prestar o Enem em São Paulo. O número representa 15% do total de participantes em todo o Brasil, com mais de 3,9 milhões de candidatos.

Edição: Camila Salmazio