O presidente Lula (PT) está “lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, segundo novo boletim médico, divulgado na tarde desta quarta-feira (11). O petista está internado no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (SP) desde a madrugada de terça (10), quando precisou de um procedimento de emergência para drenar sangramento intracraniano decorrente do acidente doméstico que sofreu no dia 19 de outubro. Na ocasião, ele escorregou e caiu no Palácio da Alvorada, necessitando de cinco pontos na cabeça.
“O presidente permanece com dreno enquanto aguarda novos exames de rotina”, afirmou a equipe médica. Segundo os profissionais, Lula está “sob cuidados intensivos” para o tratamento da hemorragia e “evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências”. O petista é acompanhado pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Lula tem 79 anos e está em seu terceiro mandato desde janeiro de 2023. Por conta da emergência de saúde, ele precisou adiar uma série de compromissos políticos previstos para os próximos dias e só deve voltar a Brasília na próxima semana, segundo projeção médica inicial.
Edição: Nathallia Fonseca