atos golpistas

Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 3 mandados de prisão em 17ª fase da operação

Corporação também realiza dez mandados de busca e apreensão contra envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília - Joedson Alves/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), mais uma fase da Operação Lesa Pátria que investiga envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Três mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diligências em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. As ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até o momento, dois mandados de prisão preventivos já foram cumpridos em São Paulo. Um dos alvos é Aildo Francisco Lima, vulgo Bahia, que fez uma transmissão ao vivo em rede social durante a invasão ao STF, na cadeira do ministro Alexandre de Moraes. 

Basília Batista também foi presa em São Paulo nesta quarta-feira. Ela chegou a ser detida em 8 de janeiro, no dia dos atos golpistas, mas vou liberada pela PF.

O terceiro alvo de mandado de prisão é Margarida Marinalva de Jesus Brito, moradora do Distrito Federal. 

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão: Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO), Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG) e Erli Antonio Fernandes (MG).

Em nota, a PF afirma que os fatos investigados "constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido".

:: Golpistas do 8/1 terão que confessar crimes para aderir a acordo com PGR por penas alternativas ::

A PF realiza a Operação Lesa Pátria de forma permanente e até o momento já contabiliza 81 mandados de prisão, 287 mandados de busca e apreensão e 17 inquéritos instaurados.

 


 

Edição: Vivian Virissimo