Pesquisa

Confiança nas Forças Armadas registra o menor índice desde 2017, indica Datafolha

Levantamento mostrou que 61% dos brasileiros acreditam que militares participaram de irregularidades com Bolsonaro

São Paulo (SP) |
O ex-capitão e ex-presidente Jair Bolsonaro - Reprodução/Marcos Corrêa/PR-Divulgação

A pesquisa do Datafolha nunca registrou uma confiança tão baixa nas Forças Armadas desde que a série histórica começou, em 2017. De acordo com levantamento publicado pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado (16), 34% dos brasileiros confiam muito nos militares. Em abril de 2019, portanto no início do governo do ex-militar Jair Bolsonaro (PL), esse índice era de 45%.

Neste levantamento mais recente, 44% afirmam que os fardados são um pouco confiáveis e outros 21% disseram não confiar nas Forças Armadas.

O dado é parte de um levantamento mais amplo, que mostra a confiança dos brasileiros nas instituições. O levantamento indica que 24% confia muito na Presidência; 20% no Supremo Tribunal Federal (STF) e na imprensa; 9% no Congresso Nacional; e 7% nos partidos políticos. 

Outra pergunta da pesquisa foi se "Oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades cometidas no governo Bolsonaro?". Para 61% dos entrevistados, os militares tiveram parte nas "irregularidades"; outros 25% disseram "não" e 14% afirmaram não saber.

Já quando o tema é a participação de miliares no governo, a população se divide. Dentre os entrevistados, 47% se mostraram favoráveis ao ingresso de militares em cargos no governo federal. Outros 48% disseram que não. 

O levantamento do Datafolha foi realizado com 2.016 pessoas em 139 cidades nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O registro da queda da confiança nos militares após Bolsonaro ser envolvido em escândalos de corrupção. Um dos mais recentes é o das joias sauditas que teriam sido presenteadas ao governo brasileiro e o ex-presidente teria vendida para seu enriquecimento.

Edição: Rodrigo Gomes